SILAS MARTÍ, ENVIADO ESPECIAL
PARIS, FRANÇA – Uma semana depois que vândalos destruíram sua escultura inflável em forma de árvore -muito parecida com um plug ana- na praça Vendôme, em Paris, o artista norte-americano Paul McCarthy inaugurou nesta sexta (24) uma exposição individual na antiga casa da moeda do país incorporando o episódio.
Sua mostra na Monnaie de Paris, espaço reinaugurado agora como centro cultural, é uma fábrica de chocolate que produz a mesma escultura controversa da praça Vendôme, só que em miniatura e de chocolate. Também faz chocolates na forma de um Papai Noel com a tal árvore-plug anal.
Durante a montagem da obra original em praça pública, McCarthy foi estapeado e insultado por um francês, que o mandou voltar para casa, dizendo que sua obra não cabe em Paris.
McCarthy, um dos videoartistas e performers mais controversos e aclamados dos Estados Unidos, incorporou a agressão à fábrica de chocolates, onde operários-performers vestidos de vermelho com perucas loiras fabricam os doces.
Nas paredes em volta das prateleiras de doces, estão projeções do artista escrevendo os insultos à exaustão enquanto grita e geme as palavras.
Durante a abertura para convidados nesta quinta (23), McCarthy pouco falou. Em entrevista ao “The New York Times”, no entanto, reconheceu que, para os “não iniciados”, sua árvore lembra um brinquedo sexual.
A concorrida abertura ontem na Monnaie de Paris se tornou uma ocasião desesperada de autoridades francesas para evitar uma saia justa maior ainda em relação ao ocorrido na praça Vendôme.
Estiveram no vernissage a ministra francesa da Cultura, Fleur Pellerin, e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que comprou um dos chocolates em forma de “árvore”, frisou ela a jornalistas presentes.