MACHADO DA COSTA
SÃO PAULO, SP – Eleitores de Santo André estão recebendo cartas enviadas pelo prefeito da cidade, Carlos Grana (PT), com um alerta: se o governo federal for trocado, o futuro do município estará em xeque.
Grana, que licenciou-se do cargo no início de outubro para ajudar na campanha da presidente Dilma Rousseff, aponta convênios firmados entre a prefeitura e o governo federal e, de forma implícita, que a continuidade deles depende da reeleição da presidente.
Entre as parcerias firmadas, o prefeito cita a construção de creches, escolas técnicas, unidades de pronto atendimento e habitações.
Até mesmo um projeto capitaneado pelo governo estadual, a construção da linha bronze do Metrô -a cidade receberá quatro estações da futura linha-, está elencado nos projetos creditados à Presidência.
No final, Grana deixa claro o pedido: “No dia 26 de outubro, confirme uma cidade e um país melhor para todas as pessoas!! Vote 13! Vote Dilma!”.
Segundo a prefeitura de Santo André, a carta, com tiragem de 200 mil exemplares e entregues por meio dos Correios, foi paga com verba do diretório municipal do PT.
Em nenhum momento, o prefeito cita o nome do Partido dos Trabalhadores, apenas o número a ser digitado na urna.

LEIA ABAIXO A CARTA NA ÍNTEGRA:
“Convite à reflexão
Olá meus amigos e minhas amigas
Como prefeito de Santo André quero refletir com vocês sobre esse momento de grande importância para o Brasil: as eleições presidenciais que definirão o futuro do nosso país.
Como nós sabemos, o governo federal é importante para os cidadãos/ãs, pois ele estabelece metas sobre políticas públicas que norteiam o tipo de país que queremos. E, disponibiliza recursos financeiros e técnicos para que as políticas possam ser aplicadas. Tudo isso, de olho na vida das pessoas. As políticas públicas expressam o Brasil que se deseja.
Nos últimos anos, desde que o Presidente Lula e a Presidenta Dilma assumiram o governo federal foi feito um esforço grande para que o país seja socialmente justo; com respeito às diferenças ambientais, sociais, culturais e econômicas; com acesso a melhores condições de vida de forma democrática e mais plena a todos/as. Não é tarefa fácil. Como sabemos, o Brasil é grande e diversificado, com desigualdades históricas e que para saná-las são necessárias ações conjuntas entre o país, os estados e os municípios.
Como tenho certeza de que este é o caminho certo, em pouco mais de um ano de governo apresentamos bons projetos e estabelecemos convênios com o governo federal que representam cerca de 1/3 do orçamento municipal. Com investimentos do governo da Presidenta Dilma nossa cidade ficará cada vez melhor.
Vejam aqui alguns exemplos:
– Na Educação construiremos 11 creches, uma Escola Técnica Federal e ampliaremos as escolas de tempo integral e as vagas no Pronatec.
– Na Saúde teremos 5 novas UPAs, ampliação do Programa Mais Médicos e do Programa Saúde da Família.
– Na Habitação urbanizaremos 20 núcleos habitacionais e construiremos cerca de 6.000 moradias, além daquelas planejadas pelos Programa Minha Casa Minha Vida.
-Na produção de Água fortaleceremos a quantidade produzida pela cidade por meio da construção da Estação de Tratamento de Água e saltaremos dos 5% atuais para 25%, tirando Santo André do Mapa da Seca de São Paulo.
– Estão em fase final de construção duas praças Céu das Artes para que a população usufrua ainda mais de atividades esportivas, lazer e de cultura. E, temos mais um motivo de orgulho em nossa cidade: a restauração da vila de Paranapiacaba que garantirá sua beleza e charme para sempre.
– Na área de Mobilidade urbana a cidade receberá novos corredores de ônibus com interligação regional, 4 paradas da linha bronze do Metrô e reforma das atuais estações de trem.
– Outros investimentos na área de Segurança pública e Assistência social ocorrem, sempre com o apoio do governo federal.
Todas essas medidas visam exatamente a cidade que desejamos: mais inclusiva, mais produtiva, sustentável e com mais bem estar para nós, moradores/as de Santo André.
Tenho a convicção que a Presidenta Dilma, pelo que ela já fez pelo Brasil, é a melhor opção para nossa cidade. Por isso, peço o seu voto.
No dia 26 de outubro, confirma uma cidade e um país melhor para todas as pessoas!!
Vote 13! Vote Dilma!
Carlos Grana – prefeito
outubro 2014”