BELÉM, PA – Pesquisa Ibope divulgada na noite deste sábado (25) aponta um empate entre os candidatos que disputam o governo do Amazonas.
Segundo o levantamento, o governador José Melo (Pros) e o senador Eduardo Braga (PMDB) registram, cada um, 50% das intenções de voto, pelo critério de votos válidos.
Levando em conta os votos totais, cada um somou 46%, brancos e nulos alcançaram 4%, e os outros 4% não souberam ou não responderam. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
No último levantamento, divulgado no dia 17 de outubro, os dois candidatos apareciam em empate técnico, mas não numérico. Melo tinha 53% dos votos válidos, contra 47% de Braga, e a margem de erro também era de três pontos percentuais.
Na última semana de campanha, Braga subiu o tom em relação a críticas sobre o atual governador. Também explorou reportagens publicadas pela Folha e pela revista “Veja” que mostravam denúncias em relação sistema carcerário do Estado.
Conversa gravada revelou a negociação de apoio a Melo entre o subsecretário de Justiça do Amazonas e o líder de uma facção criminosa no Estado, em diálogo dentro da cadeia.
Em outra denúncia, um vídeo, registrado no final de 2013 na maior penitenciária do Amazonas, mostrava a livre distribuição de cocaína entre os presos. Melo exonerou o subsecretário, mas negou a negociação de apoio com a facção.
No primeiro turno, o Amazonas protagonizou a votação mais apertada do país. A dois dias da eleição, o Ibope apontava provável vitória de Braga, que venceu Melo com diferença de apenas 1.907 votos, forçando um inédito segundo turno no Estado.
O Ibope ouviu 1.512 eleitores entre os dias 22 e 25 de outubro. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01198/2014.