DIANA BRITO
RIO DE JANEIRO, RJ – Fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apreenderam na tarde deste sábado (25) mil folhetos de propaganda eleitoral do candidato ao governo do Estado do Rio no segundo turno das eleições Marcelo Crivella (PRB). Centenas de formulários de eleitores identificados por foto, número de título eleitoral, zona de votação e seção também foram encontrados no megatemplo da Igreja Universal do Reino de Deus, em Del Castilho, zona norte da capital.
A reportagem acompanhou parte do trabalho dos fiscais dentro do templo, mas foi expulsa por um pastor e seguranças do espaço religioso.
Segundo o TRE, os funcionários do templo não podem expulsar jornalistas que estejam exercendo sua função ao acompanhar o trabalho de fiscais do tribunal. Ainda de acordo com o tribunal, a juíza Daniela Barbosa Assupção de Souza afirma que o ato é irregular pois prejudica o direito à liberdade de imprensa.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da igreja Universal, mas não obteve retorno. A assessoria do candidato também não foi localizada.
Durante a fiscalização com mandado judicial, pelo menos quatro portas foram arrombadas por seguranças do templo a mando de fiscais do TRE depois dos funcionários alegarem que não tinham as chaves das salas. Nelas foram encontrados os materiais irregulares.
Diferente do que aconteceu com outra igreja Universal que foi lacrada por fiscais mais cedo, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, o megatemplo de Del Castilho não foi fechado porque a juíza entendeu que não havia risco do espaço manter a irregularidade. No momento da vistoria, a igreja realizava um culto com milhares de fiéis. A cerimônia não foi interrompida.
DUQUE DE CAXIAS
Na manhã deste sábado, um templo da Igreja Universal, no centro da cidade de Duque de Caxias foi lacrado por fiscais do TRE que encontram no local 2.000 cadastros de eleitores. A listagem trazia também o endereço do site da campanha de Crivella – bispo licenciado da Universal e sobrinho de Edir Macedo, líder desta igreja.
Após identificar o material nesta sexta-feira (24), os representantes do TRE obtiveram uma autorização do juiz e voltaram na manhã de hoje para lacrar a igreja.