O segundo turno das eleições em Curitiba, ontem, foi bem diferentes do primeiro turno, dia 5 de outubro. Pelo menos no que diz respeito à sujeira. Praticamente não se viu lixo de campanha próximo dos locais de votação na Capital. No primeiro turno, em apenas dois dias de limpeza pós eleição, foram mais de 8 toneladas de material de campanha recolhidos na cidade. A limpeza levou cerca de cinco dias na Capital. O total pode ter se aproximado das 14 toneladas.

A diferença é que no Paraná o segundo turno tinha a disputa apenas para a presidência da República. No primeiro turno, o que mais se via eram os santinhos de candidatos a deputado estadual e federal.
Mas o segundo turno também foi tranquilo nas ações policiais. Até as 19 horas de ontem, a Polícia Militar do

Paraná havia registrado 45 ocorrências as quais resultaram em 18 prisões em flagrante, dois flagrante de ato infracional (apreensão de adolescentes) e 53 Termos Circunstanciados (TCs). Também foram registrados 17 orientações no local (quando a PM vai até a situação e orienta as partes não havendo necessidade de detenção) e 15 fatos não constatados (quando a PM é acionada, vai até o local, mas não existe a situação relatada). Os dados são do Projeto Nereu, vinculado à Seção de Planejamento da Polícia Militar.

As pessoas foram encaminhadas pelos seguintes crimes ou delitos: venda e/ou consumo de bebida alcóolica (Abatiá, Ampere, Arapongas, Arapoti, Bela Vista do Paraíso, Campo Mourão, Centenário do Sul, Conselheiro Mairinck, Cornélio Procópio, Cruzeiro do Oeste, Farol, Guaraniaçu, Ibaiti, Irati, Maringá, Nova Tebas, Santo Antônio da Platina e Tapejara), desobediência à ordens ou instruções da Justiça (Guairaicá e Ponta Grossa), divulgação de propaganda de partidos políticos/candidatos (Curitiba, Clevelândia e Ponta Grossa), violação do sigilo do voto (São José dos Pinhais e Tupassi), arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna (Arapoti e Cruz Machado), promoção de desordem nos trabalhos eleitorais (Querência do Norte).
TRE — No Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, no bairro Parolin, o cenário também foi diferente com bem menos movimentação. Ao longo do dia, 192 urnas precisaram ser trocadas em todo o Estado.