O técnico do Paraná Clube, Ricardinho, está usando a reta final da Série B como laboratório para a temporada 2015. Nas entrevistas, ele nega que esteja adotando essa estratégia, até para evitar críticas da imprensa, da torcida e da diretoria. E também para não passar a impressão que está menosprezando os adversários – um dos crimes hediondos no mundo do futebol. 

O principal indício de que Ricardinho está fazendo testes é a constante troca no time titular. O treinador já usou 28 jogadores nas 11 partidas em que comandou a equipe. Ele diz que não está fazendo laboratório. Mas, na prática, já está formando um grupo para o ano que vem, afirma o comentarista Jairo Silva, da rádio Transamérica. Você assume um time montado, com o campeonato em andamento, faltando poucas rodadas e já usou quase 30 jogadores. É claro que está fazendo experiencias, laboratório. É mais um equívoco da parte dele, completou.
Para Jairo Silva, essa estratégia é perigosa. É arriscado. Se ficar mudando de jogo para jogo, não tem regularidade, alterna resultados e a forma de jogar. A qualidade do time nunca é a mesma. Isso vem influenciando negativamente, declarou o comentarista. E ele não pode admitir publicamente isso, porque se houver um erro de cálculo, ele se complica, disse.
Ricardinho assumiu o Paraná há 47 dias, para substituir Claudinei Oliveira, que foi para o Atlético-PR. Recebeu um time taticamente organizado, que atacava e defendia de forma compacta. Claudinei usava o esquema 4-2-3-1, com dois volantes de qualidade técnica (Lucas Otávio e Marcos Serrato). Ricardinho vem adotando o 4-4-2, com dois volantes de força física (Jean e Edson Sitta) e dois meias abertos (Lúcio Flávio na esquerda e Henrique Santos na direita).
Com o novo treinador, o Paraná vem jogando mais espalhado em campo e dependendo mais do talento individual dos jogadores para criar chances. Os dribles do atacante Adaílton viraram a principal arma da equipe.
Com Claudinei, Tiago Alves era um dos destaques da equipe atuando como ponta invertido (um canhoto na direita). Ricardinho mudou o jogador para o lado esquerdo e o transformou um meia-atacante burocrático.

Na Vila

Novidades
A diretoria do Paraná Clube convocou para hoje às 15 horas uma entrevista coletiva, no CT Barcelos, no Cauiá. O assunto não foi divulgado. É possível que a diretoria fale sobre a parceria para a equipe treinar nesse CT, com a mensalidade paga por um patrocinador (naming rights). A renovação do patrocínio com a Caixa, o projeto de unificação dos sócios (torcedores e olímpicos) e a terceirização do marketing são outros possíveis assuntos.

Alisson
O zagueiro Alisson sentiu fortes dores musculares e passará por exames. É provável que desfalque o Paraná na sexta-feira, contra o Vasco, na Vila Capanema. Nesse caso, a vaga pode ficar com Alef.