A cidade na laguna é conhecida como a mais romântica no mundo, mas alguns roteiros menos conhecidos e suas praias são uma descoberta cheia de fantasias, para todas as idades.

INDO E VINDO
Uma cidade construída nas águas já é suficiente para manter crianças entretidas por horas e horas. A primeira coisa a ser feita é escolher o vaporetto número 1, o ônibus aquático, para percorrer o Grand Canal. É  só mostrar para  as crianças como descobrir os pontos que permitem à cidade flutuar, contar o número de estações, encontrar os barcos que servem de feira e mercado de frutas, legumes e flores, e os barcos dos bombeiros, únicos que têm permissão para usar o máximo de velocidade no Grand Canal. Escolha os primeiros – ou os últimos – bancos do vaporetto, para ter as melhores panorâmicas e tirar as melhores fotos.

Fotos: Dayse Regina Ferreira

Tratorias e bares na beira do Grand Canal, sempre uma boa escolha

BARCOS E BICICLETAS
Row Venice  (www.rowvenice.org) é uma organização que promove  o rowing (barco a remo), uma herança de Veneza que desaparece aos poucos. Aulas são realizadas na laguna e são um grande divertimento, quando incluem aulas de como ser um gondoleiro. Mas quem prefere continuar com os pés na terra, dá para alugar bicicletas em várias estações do vaporetto no Lido. Basta alugar uma bicicleta e seguir para o aeroporto Nicelli, exemplo de Art Deco (www.aeroportonicelli.it), onde um café e  um museu de artesanato dedicado à  aviação são as atrações.

SUPER GUIA
Um bom guia pode incrementar a estada em Veneza. Procure www.tourguidevenice.com  para encontrar programas especiais para as crianças, com muitas paradas em confeitarias e sorveterias em cada tour. Uma das especialidades é fazer o grupo contar o símbolo de Veneza – o Leão de San Marco – , que pode ser encontrado em todos os cantos, desde decoração de portas, até afrescos nas igrejas e portões da Arsenale.


Palacio dos Doges, visita obrigatória para entender a história da cidade

CULTURA EM DOSES
Coloque calçados bem confortáveis nas crianças, porque elas vão caminhar bastante. Mas não terão um minuto sequer de tédio. A ausência  de carros nas ruas transforma Veneza no lugar ideal para se explorado a pé, seguindo ruelas, pontes, palácios. Um bom começo é utilizar o elevador até o alto da torre San Giorgio Maggiore ( a fila caminha mais rápido por lá do que no Campanário de San Marco) para ter uma visão incomparável da cidade.

Depois é seguir para o Doge’s Palace (www.venice-museum.com), cheio de mistérios e intrigas. Fazer reserva no Secret Itinerary garante um mergulho no mundo cheio de regras dos doges, através de passagens secretas e portas fechadas, atravessando a Ponte dos Suspiros, as celas da prisão e as câmaras de tortura, de onde Casanova fugiu no século 18. É tudo assustador, como em um livro da série negra.Ou um filme policial.

Para desanuviar o ambiente, nada como a visita ao Peggy Guggenheim Collection (www.guggenheim-venice.it), programa que deve durar um dia e será introdutório para a arte contemporânea, perfeito para crianças entre 4 e 10 anos. Normalmente é roteiro para domingo, a partir das 15 horas. Outro roteiro que interessa é a visita ao Fondaco dei Turchi, uma mansão do século 13 que sedia o Museum of Natural History (www.museicivicveneziani.it), com exposição de esqueletos de dinossauros e crocodilos pré históricos.


Beleza se reflete na água dos canais, as “ruas”de Veneza

PARADINHA MANEIRA
Sempre que possível, a gelateriamais próxima, para curtir os famosos sorvetes de frutas e de pistachio, um sucesso em todas as idades. No Dorsoduro. Mas panini, pasta e pizza também são os preferidos. Os venezianos recebem as crianças até no super famoso Harry’s Bar (www.harrysbarvenezia.com), que fica aberto o dia inteiro e é lugar central.

Lá a criançada pode pedir batatas fritas e um sanduíche de presunto. Melhor evitar os cafés na Piazza San Marco, constantemente lotados. Mas sempre dá para dar uma paradinha para ouvir um quarteto vienense tocando ao ar livre no Caffè Florian (onde o chocolate quente é tão espesso que dá para deixar uma colher espetada).

A Trattoria ala Madonna (www.ristoranteallamadonna.com) faz parte do roteiro dos turistas mais avisados, e as crianças por lá são bem recebidas. Dá para escolher a lagosta ainda viva e provar bons pratos de frutos do mar, em ambiente aconchegante. Melhor  fazer reserva , na alta temporada, evitando a fila, que pode chegar até atrás da Ponte Rialto.

No Campo San Polo há cervejarias que servem pizza e são um bom lugar de descanso para caminhantes, com mesas em torno da praça, sempre que o tempo permite. Também no Campo Sant’Angelo há muitos terraços na sombra, perfeitos para os dias de sol. E para as pizzas, enormes, recheadas com mozzarella , tomate fresco e basilico, devoradas pelas crianças. Para os mais velhos, salada de lagosta ou massa com anchovas.  Perto da  parada de vaporetto Zatterre também haverá bons lugares com mesas ao ar livre, vista imbatível e saladas e sanduíches, para matar a fome dos pequenos.

Outra idéia é procurar uma escola de culinária, instalada em um palazzo do século XVII. Normalmente as aulas começam com uma visita ao mercado junto da Ponte Rialto, para a escolha de verduras e peixes, com explicações sobre os melhores produtos, os melhores pêssegos, os melhores morangos. Na escola, aula sobre o ponto certo da pasta fresca, e os temperos corretos do al sugo.


Assistir uma ópera ou concerto no Teatro Fenice, uma experiência para toda vida

FESTIVAIS
Crianças também curtem as principais festas de Veneza. Em julho, pleno verão e alta temporada, a cidade explode em fogos de artifício e todos passeiam nos barcos, celebrando a Festa del Redentore, que começou no século 16, quando Veneza foi salva de uma peste. Em janeiro, competidores disputam a Regatta della Befana, todos vestidos como bruxas, remando furiosamente pelo Grand Canal.