Todos os anos, 16 mil alunos migram das escolas municipais para as escolas estaduais em Curitiba. A mudança de uma rede pública para outra terá, a partir deste ano, uma espécie de grupo de transição para acompanhamento pedagógico dos alunos do 5º para o 6º anos do ensino fundamental.

O Grupo de Curitiba, formado por técnicos das secretarias municipal e estadual de Educação, tem como desafio aumentar o índice de aprovação, corrigir a distorção entre idade e série e fazer o acolhimento pedagógico dos alunos.

A iniciativa é um projeto piloto que poderá ser aplicado aos demais 31 Núcleos Regionais de Educação do Paraná. A mudança das redes vem acompanhada de uma série de transformações na vida pessoal e escolar destes jovens, que têm entre 10 e 12 anos, idade marcada também pelos conflitos da pré-adolescência. Amenizar a transição pode ser determinante para o sucesso escolar dos estudantes, explica o secretário de Estado da Educação, Paulo Schmidt.

VISITA NA NOVA ESCOLA – As ações para a transição dos alunos entre as redes começam ainda neste ano. Além de encontros técnicos para trocas de informações entre técnicos das duas redes, como pedagogos e diretores, estão programadas para novembro as primeiras interações entre os alunos do 5º com o do 6° ano.

Alunos das séries finais do ensino fundamental, das escolas estaduais de Curitiba, visitarão em novembro as escolas municipais. Numa outra semana será a vez de alunos do 5º ano irem conhecer a nova escola em que estudarão a partir do próximo ano.

No 6º ano a mudança do ambiente escolar é grande. Em vez de um professor polivalente, como estava acostumado, o aluno passa a ter até 12 professores diferentes. A quantidade de matérias é maior e também o número de lições de casa. As dificuldades são muitas e é preciso preparar o terreno para que o aluno se sinta mais seguro na chegada e não haja desestímulo aos estudos, afirma a superintende de Educação da Secretaria da Educação, Eliane Rocha.

Uma das metas estabelecidas pelo Grupo Curitiba é diminuir os 18,4% de distorção entre idade e série do ensino fundamental (séries finais) das escolas da rede estadual, na capital paranaense. Aumentar a aprovação desta mesma fase de ensino, que atualmente é de 86%, também é a expectativa do grupo.

O acompanhamento será estendido durante todo o ano escolar da nova série. Com o Sistema Próprio de Avaliação da Educação Básica (SAEP), a Secretaria de Estado da Educação poderá monitorar os resultados do trabalho.