SÃO PAULO, SP – A participação da Hyundai no Salão do Automóvel se deu de maneira unificada apesar de haver uma divisão entre as operações no Brasil, com os modelos importados sendo vendidos pela Caoa e a linha HB20 a cargo da filial brasileira. Sendo assim, além da linha HB20, produzida na fábrica de Piracicaba (SP), o estande da fabricante sul-coreana contava com os modelos importados da marca. O grande destaque, entretanto, ficou por conta do conceito HB20 R-Spec Concept, que é uma atualização do desenho do hatch vendido atualmente no Brasil. Apesar do exagero típico dos carros-conceito, o modelo dá pistas claras sobre uma possível reestilização do principal carro à venda da marca no Brasil. Vale lembrar que o HB20 está à venda no Brasil desde o final de 2012 e, até o momento, já vendeu 300 mil unidades entre as suas variantes hatch, sedã e o aventureiro HB20X. A marca também apresentou outras duas novidades. Tratam-se do Veloster Turbo, versão mais potente do cupê que já foi vendido no Brasil, e da nova geração do sedã de luxo Genesis. Apesar dessa apresentação, ambos os modelos só serão vendidos no país no final de 2015. NISSAN Um dos superesportivos mais conhecidos do mundo, o Nissan GT-R virou coadjuvante ao lado do Kicks, conceito que a marca apresenta em primeira mão no Salão do Automóvel. O crossover incrementará um segmento já consolidado no Brasil e que está em ascensão -o evento paulista ainda marcará a estreia do Jeep Renegade, um dos principais personagens desse mercado. Baseado na plataforma V, o Kicks deverá ser produzido na nova planta da Nissan em Resende. De lá saem March e Versa, construídos sobre essa base. Ainda sem data definida de estreia, o Kicks (que pode mudar de nome quando virar um carro comercial) será lançado até 2016. “O carro deve estar pronto até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ele será o símbolo dos jogos”, avisa François Dossa, presidente da Nissan do Brasil. Mesmo sem nome e data de lançamento definidos, ao menos o posicionamento do novo crossover já se sabe. “Não queremos um crossover caro. Ele será um carro acessível aos brasileiros, pra quem o Kicks foi pensado”, revela Shiro Nakamura, vice-presidente de Design da Nissan. Quanto ao GT-R, “só veio a passeio”, disse um executivo da marca. GM A GM apostou em celebridades para chamar a atenção no Salão de São Paulo. Os carros foram apresentados por Rodrigo Faro, Thaíde e Otaviano Costa. As principais atracões da marca são os esportivos Corvette e Camaro Z28. Entre os nacionais, a marca apresenta a Spin Activ, versão aventureira da minivan, e o Cruze com pequenas mudanças visuais. A Chevrolet, que pertence à GM, mostrou dois carros-conceitos: a picape S10 High Country e o Onix Track Day, versão do compacto. A picape S10 High Country é uma versão mais luxuosa do modelo que recentemente recebeu um novo motor 2.5 Flex. E o Onix Track Day trata-se de uma versão ao compacto equipada com um motor 1.8 de mais de 150 cv. Já os esportivos Camaro Z28 e Corvette Stingray não têm previsão de ser vendidos no Brasil. Além disso, a marca ratificou um investimento de R$ 6,5 bilhões a ser realizado no Brasil entre 2014 e 2018. Esse montante será aplicado na atualização da linha, melhora de procedimentos fabris e novos modelos -entre eles, o sucessor do Celta. A fabricante também anunciou o patrocínio à seleção brasileira de futebol e às Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.