Com a Primavera em todo o seu esplendor, pensar em flores e jardinagem acaba sendo um movimento meio natural. As plantas são capazes de trazer alegria, vida e beleza a qualquer lugar, sendo ótimas opções de itens decorativos em casas, apartamentos e escritórios. Além das floriculturas, há opções à venda até nos supermercados e, a cada ano, cada vez mais sofisticadas, como bonsais e orquídeas.

Mas antes se sair comprando vasos e mudas de plantas para deixar a casa com a a cara da Primavera é importante ter alguns cuidados. O primeiro deles é analisar o espaço onde será colocada a planta ou formado o jardim, alerta Milton Sanada, engenheiro florestal e gerente da Esalflores. A iluminação, umidade e o tamanho do espaço determinam as espécies que podem ser cultivadas, afirma.

A iluminação é um item tão essencial quanto a água e a terra no cultivo das plantas. É a luz que vai exercer o papel principal no desenvolvimento de cada espécie. Algumas exigem mais luz, outras menos luz, ainda tem aquelas que só se desenvolvem com luz parcial, entre tantas outras formas de iluminar uma planta.

Com pouca luz, os caules crescerão normalmente mas não apresentarão nenhuma resistência, as folhas serão bem pálidas ou amareladas, dificilmente a planta produzirá flor. Da mesma forma que uma planta sofre pela falta de luz, o excesso também irá gerar problemas. Muito sol sobre a planta, principalmente se ela não for uma espécie que goste desse tipo de exposição, vai queimar as folhas.

Por isso é importante determinar o local do jardim ou dos vasos. Plantas cultivadas ao lado norte sofrem com uma variação maior de luminosidade, principalmente quando vai acabando a primavera. Plantas cultivadas ao lado leste não sofrem tanto com a incidência do sol porque é exatamente o lado onde o sol nasce e portanto, ao meio dia quando o sol estiver mais quente, já terá ultrapassado essa parte do terreno. As cultivadas ao lado Oeste são geralmente as que levam mais sol — lugar ideal para cactos ou qualquer outra planta suculenta. Já as plantas cultivadas ao lado Sul são as que vão receber menos luz.

Regas — Toda planta precisa de regas para se hidratar e manter o solo em uma temperatura favorável para o seu crescimento. A quantidade de regas depende muito de planta para planta então é sempre indicado conhecer um pouco mais sobre a espécie e observar o comportamento dela, orienta Sanada.

Espécies dentro de sua casa exigem atenção para a quantidade de regas, que não devem ser diárias. As espécies que vivem dentro de casa geralmente são as menos exigentes com regas. Agora as que vivem em ambiente externo, precisarão de uma certa regularidade quanto às regas para não secar nem ficar propícia à pragas e doenças.


INTERNAS

– Lança-de-são-jorge (Sansevieria Cylindrica): Resistente e com folhas cilíndricas e verticais, possui uma aparência bem ornamental e pode ser usada para compor tanto jardins de pedras quanto vasos em espaços internos. Deve ser mantida à meia-sombra e regada a cada 15 dias, tomando cuidado para não molhar as folhas

– Violeta (Saintpaulia ionantha): Apresenta uma enorme variedade de cores e é uma das plantas decorativas mais tradicionais. Cultivada em vasinhos, precisa ficar exposta à luz indireta e ser regada apenas uma ou duas vezes por semana. Também é importante tomar cuidado para não deixar a água chegar até as folhas e flores

– Lírio da paz (Spathiphyllum Wallisi): É uma das poucas espécies que florescem na sombra, por isso, se adapta muito bem a ambientes fechados. Para conservá-lo sempre bonito, é indicado manter o solo sempre úmido e adubado e evitar contato direto com a luz do sol, pois ela queima as folhas

– Palmeira-areca (Dypsis lutescens): Está entre os tipos de palmeiras mais conhecidos e versáteis, perfeito para ser cultivado em vasos em lugares fechados. Embora possa ser exposto à luz solar direta, suas folhas ficam mais viçosas à meia-sombra. É aconselhável regá-lo constantemente e não deixá-lo em ambientes com ar-condicionado

– Antúrio (Anthurium andraeanum): Planta de flores belas e vistosas, é bastante usada na decoração. Em áreas internas, o ideal é cultivar em vasos e à meia-sombra, evitando luz solar direta ou ambientes muito escuros.

– Jiboia (Remnum pinnatum): Também é comum na decoração e uma das poucas trepadeiras que pode viver em espaços fechados. Cresce apoiada em xaxins ou em outras plantas e conta com folhas coloridas, contudo, se permanecer somente na sombra, suas folhas ficam verdes e pequenas. As regas têm que ser frequentes para que a flor fique sempre úmida.

– Bromélia (Guzmania lingulata): Tem tons de vermelho que contrastam com o verde-escuro de suas folhas e é uma das mais usadas para enfeitar interiores. É necessário colocá-la em locais com claridade indireta e regá-la a cada dois dias. Recomenda-se ainda limpar o seu centro para evitar a proliferação de mosquitos.

– Begônia (Begonia elatior): Parecida com um buquê de flores, também é ideal para lugares fechados. Suas folhas coloridas de formatos variados são bem marcantes e dão um destaque a mais para qualquer decoração. Deve ser cultivada em vasos com terra bem fértil, mantida em locais protegidos contra a luz solar, o frio e o vento e regada com cuidado para não molhar as folhas.

– Jade (Crassula ovata): É semelhante a uma miniárvore e demora a florescer, porém, quando isso acontece, apresenta uma cor verde azulada única. Fácil de cuidar, precisa receber luz solar direta pelo menos durante um período do dia e se adapta a qualquer solo que não esteja muito úmido.

– Rosa de pedra (Echeveria SP): Leva esse nome por ter o formato parecido com o de uma rosa. Suas folhas e caules armazenam água, por isso, é considerada uma planta suculenta. Essa espécie não é tolerante ao sol e deve receber água apenas uma vez por semana para que o excesso de umidade não apodreça suas raízes.


ARTE MILENAR DOS BONSAIS
Vendidos a partir de R$ 19, em alguns supermercados de Curitiba, os bonsais costumam vir acomodados em caixas que trazem informações sobre como cuidar delas. Mas, quem já as comprou sabe que não é tão simples assim cuidar de plantas em casa, fiquem elas expostas em jardins ou em vasos.

Tradicional no Japão, o bonsai no Brasil ela conta com muitos apaixonados, que criam e cuidam dos mais variados tipos da árvore. Mas, são necessários cuidados especiais para manter a planta bonita e saudável. Milton Sanada, engenheiro florestal e gerente da Esalflores, maior floricultura e Garden Center do Sul do país, explica que qualquer planta pode virar um bonsai. O tamanho do bonsai depende do vaso, que é essencial para fazer essa tradicional planta, explica. A troca desse vaso também deve ser feita, a cada um ou dois anos, de preferência por profissionais especializados.

Para o bonsai crescer e ser saudável, o sol, água e adubos são indispensáveis. De acordo com Sanada, a árvore deve ficar próxima da janela para ter incidência solar direta por no mínimo 3 horas diárias. Ela também pode ficar nos ambientes externos, mas deve-se evitar que a planta sofra com as mudanças climáticas, como sol demais ou, até mesmo, geadas. A quantidade de água é um dos cuidados mais importantes e vai depender da temperatura. A terra deve estar sempre úmida, nunca encharcada, e a planta não deve ter um pratinho embaixo. A checagem visual deve ser feita com frequência para perceber se a planta necessita de água, destaca o engenheiro florestal.

O fertilizante deve ser usado no mínimo a cada 20 dias, sempre seguindo as indicações do fabricante. Em excesso, pode até mesmo matar a planta. O tipo do produto pode ser tanto os genéricos, quanto os específicos para árvores com flores e frutas.

A Floricultura e Garden Center da Esalflores fica na Rua 24 de Maio (n° 1839), no Bairro Rebouças, e funcionade segunda a sexta, das 8h às 19h; nos sábados, das 8h às 17h; e nos domingos, das 9h às 14h. Mais informações no site www.esalflores.com.br, na página da empresa no Facebook (www.facebook.com/Esalflores) e pelo telefone (41) 3091-0403.


COMO TER UM JARDIM FLORIDO

. Teste a terra para determinar os seus níveis de pH. Só assim é que pode escolher as melhores espécies para plantá-las nos locais apropriados
. Mesmo que se tenha um orçamento limitado, existem várias formas de poupar, sem prejudicar a beleza do jardim: compre fora de época e online, esteja atento aos saldos nos viveiros ou lojas especializadas, troque enxertos/estacas com vizinhos e amigos, aprenda a poupar água para a rega, como colocar baldes para apanhar a chuva, por exemplo
. Água preciosa. Na hora de semear, agrupe aquelas plantas que necessitam de mais água, colocando-as o mais próximo possível
. Evite regar o jardim a meio do dia, especialmente quando as temperaturas estão mais elevadas, porque as plantas absorvem mais e melhor quando forem regadas de manhã cedo ou à noite
. O leite pode ser um potente fungicida quando aplicado, em forma de spray, nas folhas de plantas e flores. Pode aplicar o leite puro ou então dilui-lo com água
. Para ter um jardim com botões sempre abertos e um cenário colorido, é necessário remover todas as flores secas de uma planta para que esta possa voltar a florescer. Caso contrário, esta irá concentrar-se em produzir mais sementes e não voltará a abrir tão depressa


DICA

Adubo nelas
A primavera é a época ideal para adubar e acordar as plantas do seu período de dormência, principalmente em lugares mais frios. O adubo orgânico, facilmente encontrado em lojas especializadas e fazendas é melhor que o químico. Mas nunca use adubo de animais se não estiver bem seco, pois, o adubo fresco pode trazer pragas ao seu jardim. O período é ideal para cortar galhos secos e retiras as folhas secas.