É provável que você visite o YouTube ao menos uma vez por dia. E que tenha ao menos um conhecido mais jovem que é fã de um deles. Mesmo assim, é possível que nunca tenha ouvido falar dessas celebridades que unem o universo dos vídeos, do entretenimento e dos jogos eletrônicos. São os chamados “youtubers” de game. “Eles são as celebridades do mundo do game”, resume Rodrigo Velloso, brasileiro que atualmente trabalha em Mountain View, na sede do Google, como diretor global de conteúdo de game no YouTube.
“Eu tenho 650 mil pessoas inscritas no meu canal. Vejo um jogo de futebol na TV e tem lá 50 mil pessoas acompanhando. Daí, multiplico o estádio por 13 vezes e tenho então uma ideia do tamanho do meu público”, diz a paulistana Malena Nunes, de 19 anos. “Fico no meu quarto o dia inteiro jogando e gravando e quando saio na rua dou de cara com pessoas que me conhecem. É bizarro.”

No Brasil, calcula-se que os canais dedicados à produção de conteúdos divertidos ou informativos sobre games estejam na casa dos “centenas de milhares”. Segundo o Google, dos 20 canais mais populares da plataforma no País, cinco são de youtubers de game. Internacionalmente, o canal com mais inscritos do Youtube é o PewDiePie, do sueco Felix Kjellberg, que joga games para divertir mais de 31 milhões de fãs.
No início deste mês, um pequeno grupo de youtubers visitou o evento Brasil Game Show, em São Paulo, para encontrar seus fãs. Eles sequer foram citados na programação e combinaram o encontro por Twitter. O alvoroço causado foi tamanho que a organização optou por retirá-los do local.
Eduardo Benvenuti, de 29 anos, veio do Canadá, onde mora, para o evento e estava em meio ao tal grupo. Ele é o responsável pelo canal BRKsEDU, com 2,1 milhões de inscritos (como comparação, o canal Galinha Pintadinha, um dos mais populares do Brasil, tem 2,7 milhões). Segundo ele, a confusão no evento mostra uma desatenção da organização em relação ao tamanho desse fenômeno.
“Depois do evento, eles divulgaram a lista das personalidades presentes e das seis eu conhecia duas, sendo que só uma, o jogador Ganso, tem mais seguidores no Twitter que qualquer um de nós”, diz. “Eles não entenderam os youtubers ainda.”