Segundo a Urbs, empresa que gerencia o transporte coletivo em Curitiba, diversas iniciativas e investimentos estão sendo feitos para contornar a situação. A primeira delas, tomada ainda no ano passado, foi a instalação de câmeras nas estações tubo. Outra medida foi incentivar o uso do cartão transporte, com o lançamento do cartão avulso e, até o ano que vem, o cartão pré-pago e a ampliação dos pontos de recarga dos cartões por toda a cidade. Farmácias e mercados, por exemplo, deverão ser habilitadas para oferecer o serviço.
A Urbs tem se esforçado para colaborar, mas  essa é uma questão de segurança pública. Temos nove viaturas da GM que percorrem os eixos, mas é difícil, elas são apenas um apoio. Nada substitui o policiamento ostensivo, que é trabalho da Polícia Militar, informou a Urbs por meio de sua assessoria.

Por meio de nota, o 1º Comando Regional da Polícia Militar, responsável pelo policiamento na Capital, informou que os policiais militares realizam um trabalho junto às estações tubos e linhas de ônibus em toda Curitiba, com o trabalho sendo feito, principalmente e primeiramente, pelo Serviço Reservado, trabalho à paisana. Policiais fardados também fazem patrulhamento nas imediações dos terminais e estações tubos para inibir a criminalidade. Por fim, a PM afirmou que manteve contato com a empresa de ônibus responsável pela estação tubo da Vila São Pedro e que algumas pessoas suspeitas já estão sendo monitoradas e podem ser alvo de ações nos próximos dias.