GUILHERME GENESTRETI
SÃO PAULO, SP – Dois filmes de diretoras alemãs foram os principais vencedores da 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O longa “Entre Mundos”, de Feo Aladag, sobre a relação entre um soldado alemão e seu intérprete no Afeganistão, levou na categoria de melhor ficção pelo júri.
Já na categoria de melhor documentário, o vencedor foi “A Guerra das Patentes”, de Hannah Leonie Prinzler, que investiga o intrincado universo da propriedade intelectual.
Os longas faturaram o troféu Bandeira Paulista em cerimônia realizada na noite desta quarta (29), no CineSesc. Nenhuma das diretoras estavam presentes, mas deixaram mensagens de agradecimento.
“Entre Mundos” disputou o prêmio com outros dez títulos, incluindo “A Gangue”, de Myroslav Slaboshpytskiy.
“Hipóteses para o Amor e a Verdade”, de Rodolfo García Vázquez, era o único brasileiro nesta categoria.
As obras foram as 11 mais votadas pelo público que passou pela Mostra, entre os dias 16 e 29 de outubro.
Já o público escolheu “A História da Eternidade”, de Camilo Cavalcante, como melhor ficção, e “Cássia”, de Paulo Henrique Fontenelle, como melhor documentário nacional. O prêmio de melhor documentário estrangeiro ficou com o francês “Charles Chaplin: A Lenda do Século”, de Frédéric Martin.
Na categoria de ficção estrangeira segundo o público, empate triplo: o argentino “Relatos Selvagens”, de Damián Szifrón, o filipino “Do Que Vem Antes”, de Lav Diaz, e o suíço “Sam”, de Elena Hazanov.
A atriz Geraldine Chaplin, que protagoniza o filme de encerramento do festival, “Dólares de Areia”, ganhou o prêmio Humanidade. Ao receber a homenagem, ela simplesmente pulou para o palco, ignorando a escada.