VINICIUS PEREIRA
SÃO PAULO, SP – O Cruzeiro venceu o Santos por 1 a 0 na primeira partida das semifinais, disputada nesta quarta-feira (29), no Mineirão, em Belo Horizonte. Com o resultado, o time mineiro tem a vantagem do empate na próxima e decisiva partida, que será disputada no próximo dia 5, na Vila Belmiro, em Santos.
Com Robinho bem marcado, o Santos teve dificuldades em equilibrar o jogo diante de um Cruzeiro bem postado no primeiro tempo. O técnico Enderson Moreira optou por escalar três atacantes: Rildo, Robinho e Gabriel, deixando Leandro Damião no banco até os minutos finais da partida.
Mesmo assim, o time de Minas Gerais dominou o primeiro tempo com facilidade. Prova disso é que a equipe teve quase 60% da posse de bola.
O gol saiu logo. Aos 10 minutos, o atacante William chutou de fora da área. David Braz rebateu no pé de William, que com nova chance, bateu de primeira no canto do goleiro Aranha.
Após o gol o Cruzeiro tomou conta do jogo. Marcando a saída de bola, o time mineiro obrigava os zagueiros santistas a tentar lançamentos de longa distância. O Santos só conseguiu equilibrar o jogo nos dez minutos finais, mas não foi o suficiente.
No segundo tempo, o técnico santista Enderson Moreira conseguiu acertar o time. O Santos voltou melhor e equilibrou a partida, tomando conta da posse de bola, mas teve dificuldades no último passe e na definição das jogadas.
Mesmo com o equilíbrio que o Santos conseguira, Ricardo Goulart marcou para o Cruzeiro. Porém, o árbitro Marcelo de Lima Henrique anulou o gol erradamente, após um dos auxiliares acusar o impedimento do atacante.
O Santos buscava o empate por meio de cruzamento na área adversária, principalmente com Rildo, mas a zaga cruzeirense levou vantagem no jogo aéreo. No final, o Cruzeiro pressionou para ampliar a vantagem, mas o Santos conseguiu se segurar.
CRUZEIRO
Fábio; Mayke, Léo, Dedé e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro (Marlone) e Ricardo Goulart; William (Dagoberto) e Júlio Baptista (Marcelo Moreno)
T.: Marcelo Oliveira
SANTOS
Aranha; Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Mena; Alison, Arouca e Lucas Lima; Rildo (Jorge Eduardo), Robinho (Leandro Damião) e Gabriel (Serginho)
T.: Enderson Moreira
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Gol: Willian, aos 10min do 1° tempo
Cartões amarelos: Mena e Edu Dracena (S)
Público: 25.714 pagantes
Renda: R$ 1.029.363,00