Com a proximidade do Natal e das Festas de Final de ano, os supermercados começam também a se preparar para essa, que a melhor data em vendas para o setor.  Segundo a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o setor supermercadista brasileiro espera crescimento de 14,1% nas vendas de produtos típicos durante o período de festas de final de ano, em relação à mesma época em 2013, de acordo com a Pesquisa de Natal Abras 2014.

As expectativas do setor refletem otimismo semelhante ao apresentado no ano anterior, na qual a projeção de vendas estava em torno de 14,9%. Supermercadistas de todo País aumentaram as compras  de quase todos os produtos de Natal. A cerveja deverá puxar ocrescimento das vendas durante o período natalino, algo em torno de 16,8% de acordo com a Pesquisa.

O mês de dezembro tradicionalmente apresenta uma venda 35% maior do que os demais meses do ano, consequência do 13º salário. Com isso, a Associação Paranaense de Supermercados (Apras) estima que o setor irá absorver cerca de R$ 1,6 bilhões dos cerca de R$ 7,1 bilhões a serem injetados na economia do estado.

O crescimento nominal dos supermercados em 2014 deve fechar na casa dos 5,9% acompanhando a tendência do setor no Paraná, conforme os dados consolidados pela Apras / Nielsen até outubro de 2014. Em termos nacionais o setor supermercadista cresceu 8,15% de janeiro a setembro, na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Índice Nacional de Vendas Abras, demonstrando uma recuperação, já que no mês anterior o crescimento foi de 7,94%.

Outra característica importante, é que os supermercados vem crescendo suas vendas para o consumidor que procura um presente, como brinquedos e produtos do bazar, e não apenas para os alimentos e bebidas, principalmente em produtos com menor valor agregado. Forma de pagamento, variedade e principalmente a possibilidade de encontrar o presente durante o período tradicional de compra, otimizando seu tempo, é um grande atrativo para o cliente, salienta o presidente da Apras, Cesar Moro Tozetto. 

Segundo o presidente da instituição, a exemplo de anos anteriores, metade dos presentes comprados na véspera do Natal serão adquiridos nos supermercados, estimando que 35% de todos os presentes serão comprados nos supermercados paranaenses.  Já para alimentos e bebidas, 85% dos itensserão adquiridos nos supermercados.

Na mesa do consumidor durante as tradicionais ceias das festas de final de ano não pode faltar o tradicionalPanetone, carnes natalinas e o brinde com Espumante. 

Panetone – Segundo a Nielsen, o estado vende 34% a mais do que a média Brasil de Panetones.  A venda de Panetones nos supermercados paranaenses  representa 0,41% do total das categorias, ou seja, em 2014 algo aproximado a R$ 108 milhões, sendo que no período do Natal (dezembro) acontece 54% desta venda. Segundo a pesquisa Abras (nacional), a expectativa de crescimento nas vendas de Panetone é de 13,8%.  

Espumante – O Estado do Paraná acompanha amédia de vendas do Brasil, representando 0,17% da categoria, aproximadamente R$ 33 milhões / ano. É um produtos que vem crescendo sua participação, evoluindo da sidra para o espumantes, onde a indústria nacional tem destaque com produtos premiados a nível internacional. Segundo a Pesquisa de Natal Abras (nacional), a expectativa de crescimento nas vendas das bebidas natalinas é de 13,6%.

Carnes natalinas – segundo a Abras, a expectativa do crescimento de vendas nacional é de 10,4% para peru e 9,3% do chester. Já o lombo suíno apresentou o maior crescimento de vendas, na marca de 15,5%. O aumento do preço acima da inflação, justifica-se pelo incremento da margem ICMS calculada pelo Governo (Substituição Tributária) e reflexos de exportação destes produtos para Rússia em razão do boicote internacional a este país.

Empregos – Em relação as vagas temporárias, características nesse período, devem ser criadas no Paraná cerca de 1,8 milvagas no setor para o período de Natal, Ano Novo e férias de verão. Pelo menos 20% destes funcionários deverão ser efetivados, projeta Tozetto.