ITALO NOGUEIRA
RIO DE JANEIRO, RJ – A Prefeitura do Rio concluiu nesta quinta-feira (30) a perfuração do primeiro dos dois mergulhões que vão compor o novo sistema viário da zona portuária, região que passa por obras de revitalização.
Apesar de prometer a inauguração da obra em março, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) disse que o trânsito vai continuar “ruinzinho” até 2016, ano previsto previsto para a conclusão de todas as intervenções viárias.
Ele não quis se comprometer com melhoria no tráfego com a abertura da via para os carros.
“Não garanto isso não. O centro do Rio só vai ficar bom em 2016. Até lá vai ficar ruinzinho”, disse o prefeito, após atravessar o túnel a pé com a imprensa.
O centro do Rio tem sofrido com congestionamento desde o fechamento completo do elevado da Perimetral, no início deste ano. O viaduto foi demolido.
“A cidade passou muito tempo sem investimento em infraestrutura e mobilidade. São transtornos que vão trazer benefícios para a população para aqueles que andam de transporte público e de carro. A gente agradece a paciência da população”, disse Paes.
A conclusão da perfuração representou 70% do trabalho total. Restam ainda a fazer a pavimentação, concretagem das paredes laterais, e a instalação de equipamentos de sinalização, controle e segurança.
Com 1,48 quilômetro e três faixas de rolamento, o túnel Rio 450 (nome dado em homenagem ao aniversário da cidade a ser comemorado em 2015) vai ligar a avenida Primeiro de Março à Rua Antônio Lage, próximo ao Moinho Fluminense –sentido centro-rodoviária.
A 40 metros de profundidade, o mergulhão tem um sistema de circulação de ar, cisterna de 340 mil litros e cinco bombas para drenagem de águas pluviais. Há ainda a construção de um túnel para pedestre, a ser usado em caso de emergência.
O outro mergulhão que está em construção será uma via expressa de dois sentidos. O túnel terá três quilômetros de extensão, se tornando omaior em área urbana do país. Ele ligará a praça 15 até o armazém 8 do porto, na avenida Rodrigues Alves. Até o momento, 42% da obra foi concluída.