Uma frente fria que se aproxima do Paraná deve trazer chuvas a todo o Estado neste fim de semana. O Instituto Meteorológico Simepar alerta que, com o calor intenso da última semana, existe o risco de temporais, principalmente nas regiões mais quentes, e também de queda de granizo. Na região Oeste, já há ocorrência de chuvas desde a manhã desta quinta-feira (30). Os temporais, segundo o Simepar, devem ocorrer no oeste e no sudoeste do Estado durante a tarde de hoje. Nos setores noroeste, centro e sul, a chuva deve cair de forma irregular ao longo do dia.

A mudança meteorológica ocorre em função da aproximação de uma nova frente fria que se desloca entre a Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, de acordo com o Simepar.

Em Cianorte, por volta das 15 horas, foi registrado vento forte de 82 km/h. Pancadas de chuvas fortes ainda atuam de forma isolada na região. O aeroporto de Foz do Iguaçu registrou ventania de 60 km/h.

O meteorologista do Simepar Fernando Mendes explica que a tendência das próximas 72 horas é de aumento da umidade em todas as regiões do Paraná. Vamos entrar num ciclo de instabilidade que começa na quinta-feira e deve avançar no fim de semana e no início da semana que vem, com um quadro favorável a chuvas irregulares, especialmente à tarde, prevê.

Essa frente fria, aliada às temperaturas elevadas, é propícia para a ocorrência de tempestades, principalmente entre sexta e sábado (01), ressalta o meteorologista. Ele destaca que os municípios das regiões Norte, Oeste e Centro-Sul devem ficar alertas com a ocorrência de temporais, porque as temperaturas nessas regiões estão mais altas.

Porém, com as precipitações, os termômetros tendem a baixar. De acordo com o Simepar, onde há a incidência de sol, o clima continua quente. No fim de semana as temperaturas variam de 15ºC – mínima prevista para Curitiba no domingo (02) – e 30ºC, em Maringá e Umuarama, na região Noroeste.