SÃO PAULO, SP – Um tribunal de Montreal, no Canadá, determinou que o Google deve pagar US$ 2.250 (cerca de R$ 5.400) a uma residente da cidade que teve uma fotografia sua em que aparecia com parte dos seios à mostra publicada no serviço Street View da empresa.

O juiz Alain Breault decidiu que a empresa americana causou danos emocionais à mulher, cuja identidade não foi divulgada, relata o “Journal de Montreal”. “Não é só meramente um desconforto”, escreveu no documento da decisão, datado do último dia 4.

A moradora da maior cidade da província de Quebec checava seu celular em frente à sua casa no dia 8 de maio de 2009 quando foi fotografada por um dos carros do Street View, uma função do Google Maps que exibe imagens de boa parte das ruas mapeadas.

Cinco meses mais tarde, ela teria ficado chocada por ver sua foto divulgada. Identificada por colegas do trabalho, disse na ação judicial, foi alvo de chacotas de tal forma que pediu demissão.

“Além dos comentários maliciosos e da humilhação sofridos no trabalho, houve dano à dignidade e à privacidade, valores que devem ser eminentemente respeitados”, disse o juiz.

A foto foi removida do Street View.