SÃO PAULO, SP – Os telefones celulares do Maranhão e de alguns Estados da região Norte do país ganharão o nono dígito a partir deste domingo (2).
De acordo com as regras das Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), todas as chamadas para números móveis feitas para os Estados do Amazonas, Amapá, Pará e Roraima, além do Maranhão, terão o dígito 9 acrescido à frente dos números atuais.
Entre o dia 2 de novembro e o dia 11 do mesmo mês, discagens feitas com apenas oito dígitos ainda serão completadas normalmente, para adaptação das redes e dos usuários.
Porém, a partir do dia 12, os usuários que esquecerem de incluir o número 9 ouvirão uma mensagem indicando a mudança. Deste dia em diante, as ligações podem ser completadas ou não, a depender do critério adotado por cada uma das operadoras.
As gravações só ficarão disponíveis até o dia 12 de dezembro. Depois disso, as chamadas não serão completadas e os usuários não serão mais alertados sobre a inclusão do nono dígito.
Até agora, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo já passaram pelo processo de adaptação e mudança dos números de celular.
MIGRAÇÃO
Os Estados cujo DDD inicia com o dígito 8 (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte) terão o dígito 9 acrescidos à frente dos números atuais a partir do dia 31 de maio de 2015.
No dia 11 de outubro de 2015, será a vez dos celulares dos estados com DDDs que começam com 3 (Minas Gerais) e 7 (Bahia e Sergipe).
A implementação do nono dígito nos celulares dos Estados do Sul, do Centro-Oeste, de Rondônia e do Acre ocorrerá apenas em 2016.
O número 9 precisa ser adicionado devido ao iminente esgotamento de novas combinações numéricas para a ativação de linhas em regiões com muitos habitantes. Para manter um padrão nacional de números, a Anatel decidiu que todos os Estados passem pela mudança.
A nova regra para discagem vale para todas as operadoras de telefonia móvel, exceto para as que usam conexão via rádio, como a operadora Nextel.