Paraná Clube e Vasco se reencontram hoje às 21h50 na Vila Capanema, em partida pela 33ª rodada da Série B. Para o time paranaense, o adversário traz péssimas lembranças. A equipe carioca foi a responsável pelo último golpe para rebaixar o Paraná.

Em 2007, os dois times se enfrentaram pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Para escapar do rebaixamento, o Paraná precisava vencer o jogo em São Januário – e torcer para tropeços de Goiás e Corinthians. O Vasco só lutava por vaga na Copa Sul-Americana – era o 12º colocado na penúltima rodada.
O meia Everton, hoje no Flamengo, foi expulso aos sete minutos do primeiro tempo e deixou o Paraná com um jogador a menos. O time carioca não teve dificuldades para vencer por 3 a 0, com dois gois do atacante Leandro Amaral (hoje com 37 anos e aposentado) e um do meia Morais (hoje no América-RN).
Desde aquele rebaixamento, os dois times voltaram a se enfrentar três vezes. Na Série B de 2009, o Paraná venceu na Vila Capanema por 3 a 1, com gols de Marcelo Toscano, Alex Afonso e Dinelson. E perdeu em São Januário, por 2 a 1, com seu único gol marcado por Wellington Silva. No primeiro turno de 2014, o Vasco venceu por 1 a 0 em jogo marcado pelas defesas do goleiro Martin Silva e por erros de arbitragem contra o Paraná.
Para o jogo de hoje, o Paraná não terá o zagueiro Alisson, que sofreu uma lesão muscular grave e pode voltar a jogar somente em 2015. Outros desfalques, também por contusão, são o atacante Giancarlo e o volante Lucas Otávio. O lateral-esquerdo Paulinho pediu dispensa para solucionar questões pessoais e também está fora da partida.
O técnico Ricardinho decidiu apostar no lateral-esquerdo Yan, 19 anos, para esse jogo. Ele só tem uma partida pelo profissional – entrou no segundo tempo contra o Ceará, em 10 de maio. Na zaga, a opção do treinador foi Alef. No meio-campo, a novidade é o meia Thiago Humberto no lugar do volante Jean.
O Paraná defende uma invencibilidade de 11 jogos na Vila Capanema. A última derrota ocorreu antes da pausa para a Copa do Mundo – 2 a 0 para o Luverdense.
Com 40 pontos, o Tricolor está em 13º lugar e perto de escapar do rebaixamento. Com mais seis pontos fica livre dessa ameaça.

Em Curitiba
Paraná: Marcos; Chiquinho, Cleiton, Alef e Yan; Edson Sitta, Ricardinho, Lucio Flávio e Thiago Humberto; Carlinhos e Adailton. Técnico: Ricardinho

Vasco: Martin Silva; Carlos Cesar, Luan, Rodrigo e Lorran; Guiñazu, Aranda, Pedro Ken e Douglas; Maxi Rodriguez (Thalles) e Kleber. Técnico: Joel Santana

Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)
Local: Vila Capanema, às 21h50

 Na Vila

Visita
A torcida do Tricolor poderá visitar o novo Centro de Treinamentos – o CT Racco Paraná Clube. A visita será neste sábado, das 9 às 12 horas. O CT fica na rua Ulisses Aurélio Visoni, 2670, Caiuá.