Criado em 2010, quando substituiu a Companhia de Operações Especiais, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) completou nquarta-feira passada quatro anos de vida. E para celebrar o aniversário, resultados. Somente de janeiro até setembro deste ano, o Bope abordou 41.688 pessoas, prendeu 877, apreendeu 166 armas e recuperou alguns veículos.
Toda semana, através de iniciativa nossa ou apoio para outra sub-unidade, temos uma ou duas operações em andamento, conta o subcomandante do Bope, major Luiz Marcelo Maziero. Para cumprir com suas missões, o Batalhão é estruturado em seis subunidades, sendo a Companhia de Operações com Cães (Canil), a Companhia RONE (Rondas Ostensivas de Natureza Especial), a Companhia COE (Comandos e Operações Especiais), o Esquadrão Anti Bombas, a Equipe de Negociação e a Companhia de Polícia de Choque.

Como parte das comemorações, o Bope realizou ontem,  na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), apresentação de todas as subunidades do batalhão, além da entrega de medalhas e homenagens. Foi feita uma demonstração rápida para mostrar um pouco das atividades que desenvolvem como desativação de explosivos, ações com cães, rapel com utilização de aeronave, atividades de Polícia de Choque e de Rone, entre outros.
Tudo tem suas peculiaridades, mas aqui (no Bope) a gente sente que todos os policiais se sentem honrados de servir essa unidade porque sabemos que somos a última resposta. É uma satisfação poder apoiar outros policiais, seja em uma ocorrência crítica, uma rebelião. Esse é o principal diferencial que existe, trabalhar com policiais motivados que tem uma missão: cumprir os objetivos da melhor maneira possível, afirma Maziero.