FELIPE SOUZA
SÃO PAULO, SP – Uma tentativa de assalto a um banco na avenida Angélica assustou os moradores de Higienópolis, bairro da região central de São Paulo. “Nunca vi tanta polícia por aqui. Tinha três helicópteros, uns 30 carros da PM, mas o que me entristece é que meu carro já foi arrombado três vezes na [rua] Piauí [na mesma região] e nunca recuperei nada”, disse o relações públicas Francisco Romanato, 28.
Ele mora em frente à agência e afirmou ter visto o início da ocorrência que terminou com quatro suspeitos de ter assaltado um Bradesco presos. “Quando vi a movimentação, liguei para a minha mulher, que trabalha numa escola aqui perto, e pedi para ela esperar a confusão terminar antes de vir para casa”, afirmou.
O vendedor de uma loja também em frente ao local do crime Edson Silveira Junior afirmou que o comércio precisou fechar durante cerca de 40 minutos. “Nós abaixamos as portas e ficamos agachados esperando os policiais autorizarem a reabertura. Depois, soltaram umas 30 pessoas que estavam dentro do banco, inclusive uma mulher grávida. Naquela hora fiquei com medo porque pensei na minha esposa, que também é gestante. Poderia ter sido ela”, disse.
O comerciante Felipe Borges Puertas, 24, presenciou a ação da janela do prédio onde mora, atrás do banco. “Eu estava assistindo à televisão quando ouvi barulhos de helicópteros. Quando fui olhar, muitos policiais militares tinham tomado os prédios ao redor do banco e estavam negociando com os bandidos. Minutos depois, a ocorrência acabou”, disse.
ROUBO
A tentativa de assalto começou por volta das 12h40. De acordo com a PM, cinco criminosos armados com uma pistola calibre.45 e um revólver entraram em uma agência do Bradesco e renderam dois seguranças. Os criminosos pegaram as armas de dois vigias e ameaçaram todos que estavam na agência.
O grupo manteve os funcionários e clientes como reféns durante cerca de 40 minutos. Segundo a PM, ao todo, foram oito vítimas, e nenhuma delas ficou ferida.
A polícia foi acionada pelo telefone 190 e cerca de 20 carros da PM cercaram o local, interditando totalmente a avenida. O helicóptero Águia da PM deu cobertura na ação.
Ao tentar fugir, um dos suspeitos quebrou o vidro da agência e cortou a cabeça. Ele foi levado para a Santa Casa, que fica a poucos metros do local da ocorrência. O estado de saúde dele não foi divulgado.