O técnico do Coritiba, Marquinhos Santos, foi enfático em várias entrevistas ao argumentar que jogaria de forma ofensiva até o final do Campeonato Brasileiro. Isso para somar pontos, inclusive fora de casa, para escapar do rebaixamento. No entanto, o treinador parece ter dado um passo atrás. Durante essa semana, ele testou formações mais defensivas. Uma com três volantes. Outra com três zagueiros.

No momento, o Coritiba é o 18º colocado, com 33 pontos, e dentro do Z4. Além de Corinthians, o Coxa ainda enfrenta o Fluminense em Casa, Flamengo fora, Vitória em Salvador, Palmeiras no Couto Pereira, Atlético Mineiro em Minas e fecha contra o Bahia em casa.

É verdade que o grau de ofensividade não se define pelo número de volantes ou zagueiros. Tudo depende da posicionamento tático da equipe e da liberdade individual que cada jogador terá para atacar. Além disso, não são raros os volantes com qualidade e intensidade ofensiva.

No entanto, o discurso de Marquinhos Santos no embarque para São Paulo, na sexta-feira (dia 31) indicou que a opção será por uma postura mais defensiva. Como fora de casa, nos últimos três jogos, viemos de uma situação de tomar 11 gols, usamos essa semana para que pudesse ser trabalhado. E passa por essa questão tática de variações, declarou.

No treino de terça-feira, Marquinhos testou o time com três volantes – Rosinei, Sérgio Manoel e Hélder. Na quinta-feira, formou a equipe com três zagueiros, no esquema tático 3-6-1, com Luccas Claro, Leandro Almeida e Welinton na defesa. Nessa formação, Zé Love ficou fora da equipe.

O técnico, porém, lançou ainda mais dúvidas na sexta-feira, ao afirmar que testou mais uma alternativa. Essa semana treinamos com três zagueiros e também com três volantes. Hoje fizemos uma situação também com a formação de dois meias e três atacantes. A semana foi boa para que possamos justamente trabalhar essas situações, declarou.

O desfalque confirmado é o lateral-direito Norberto, suspenso por cartões amarelos. O lugar dele deve ficar com Ivan ou Reginaldo. Gil volta ao banco após cumprir suspensão.

Marquinhos explicou novamente que Alex não será um meia-armador. Na verdade, o Alex é um atacante. Ele tem feito essa função, declarou o técnico.

CORINTHIANS x CORITIBA
Corinthians: Cássio, Fagner, Gil, Anderson Martins e Uendel; Bruno Henrique, Elias e Renato Augusto, Luciano, Danilo e Malcom. Técnico: Mano Menezes
Coritiba: Vanderlei; Luccas Claro, Leandro Almeida e Welinton (Sérgio Manoel); Ivan, Helder, Rosinei, Robinho, Alex e Carlinhos; Joel. Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP), sábado às 21 horas

OS 21 CONVOCADOS
Para o jogo contra o Corinthians
Goleiros: Vaná e Vanderlei
Laterais: Carlinhos, Ivan e Reginaldo
Zagueiros: Bonfim, Leandro Almeida, Luccas Claro e Welinton
Volantes: Gil, Helder e Sergio Manoel
Meias: Alex, Dudu, Robinho e Rosinei
Atacantes: Anderson Aquino, Geraldo, Joel, Keirrison e Zé Love