A British Airways começa neste novembro a oferecer aos seus passageiros nos voos de longa distância, uma lista de músicas escolhidas por experts, perfeitas para acompanhar os pratos servidos a bordo.

Inovando, já há algumas semanas foi criado um canal de TV dedicado aos animais domésticos, para que os mais ansiosos e mais angustiados possam descontrair na viagem… E já existem bolas de pelúcia e desenhos animados no programa Simon’s Cat.

A inovação agora é para o cliente British Airways. Ao invés de fazer uma refeição assistindo a um filme ou entre dois jogos, sem prestar atenção ao que está ingerindo, a bandeja do almoço ou jantar vem junto com o cardápio de músicas, oferecido nos voos intercontinentais.

A revista de bordo Highlife.ba.com mostra o estudo da Universidade de Oxford — Sonic Seasoning – utilizado como base para harmonizar o som de alguns trechos de músicas com as papilas gustativas. Um método que, de acordo com o professor Charles Spencer e equipe, permite aumentar a sensibilidade para o sal ou açúcar em 10% acima do normal.

Fotos: Divulgação

Paris tem três hotéis — categorias cidade, boutique chic e grande clássico – entre os quatro mil pesquisados e cem escolhidos

Para o chef da British Airways, Mark Tazzioli, a pesquisa do tempero sonoro além de fascinante, serve para ressaltar sabores. A playlist da BA tem 13 peças – Sound Bite – na categoria Rock e Pop. Assim: o salmão escocês é acompanhado de Scream (Funk My Life Up), de Paolo Nutini; Lily Allen e Coldplay foram escolhidos para o prato principal. Debussy é apresentado como fundo musical para apreciar melhor os diferentes sabores de um …assado. E na sobremesa, nada melhor do que os agudos e gritos de Madonna e James Blumt, considerados perfeitos para fazer sobressair o doce da sobremesa.

No quesito bebidas, o estudo aponta The Pretenders para os vinhos tintos, que destacam os toques robustoe pesado, enquanto o vinho branco combina melhor com a BBC Symphony Orchestra. A equipe de estudiosos da Oxford aconselha, na hora do cafezinho, as baixas frequências de Placido Domingo.


O Marques de Riscal, na Espanha, entre os 100 melhores hotéis do mundo


Faça a experiência:

1 – Paolo Nutini (Scream)
2 – Anthony and the Johnsons (Crazy in Love)
3 – Louis Armstrong e Duke Ellington (Azalea)
4 – Johnny Man (New Town Velocity)
5 – Lily Allen (Somewhere only we know)
6 – Coldplay (A sky full of stars)
7 – Debussy (Clair de Lune)
8 – James Blunt (You’re Beautiful)
9 – Madonna (Ray of Light)
10 – Otis Redding (The dock of the bay)
11 – The Pretenders (Back on the chain group)
12 – Hoje/BBC Symphony Orchestra – Shostakovich (Romance from the Galley , op .97)
13 – Plácido Domingo – (Nessun Dorma – de Turandot)



Refeições com música especial é a novidade da British Airways

ANALISANDO HOTÉIS EM 43 PAÍSES

Guia Fodor’s Travel analisou quatro mil hotéis em 43 países, do Brasil ao Vietnam, destacando 100 endereços top. Entre os quais 29 europeus. Os Estados Unidos ficaram com 20 indicações. A escolha foi feita em 8 categorias: grande clássico, praia, campo, viagem de uma vida, férias, all inclusive, boutique, pequenos hotéis e cidade moderna.

Na França os eleitos foram Park Hyatt Paris Vêndome (cidade), Royal Monceau Raffles Paris (grande clássico), Mama Shelter (boutique chic), todos em Paris. E L’Auberge du Jeu de Paume, em Chantilly (campo). Na Polinésia francesa, o Saint Regis Resort Bora Bora (viagem de uma vida).

No Reino Unido, The Savoy em Londres (grande clássico). Na Itália, Bauer Il Palazzo em Veneza (grande clássico) e Villa Las Tronas em Alghero (viagem de uma vida). Na Espanha o Hotel Marqués de Riscal em Elciego (campo), Only You Hotel&Lounge (Madrid), categoria escolha do leitor, que também aponta em Portugal The Yeatman, no Porto.

Na Alemanha foram destacados o Brenner’s Park Hotel & Spa em Baden-Baden (grande clássico) e Hotel Adlon Kempinski em Berlim. Doze propriedades foram escolhidas como destinos de praia: Aulani, A Disney Resort & Spa (Havaí); The Breakers Palm Beach (Florida); The Cove Eleuthera (Bahamas).

Balmoral Hotel (Edimburgo, Escócia), Sofitel Legend Metropole Hanoi (Vietnam), Mandarim Oriental Bangkok (Tailândia), Taj Mahal Palace (Mumbai, Índia), também estão entre os escolhidos. Do Brasil só o antigo Copacabana Palace.