A vida agitada nas médias e grandes cidades tem levado um número cada vez maior de pessoas optarem por menos filhos, mais cuidados com a carreira e consigo mesmo, substituindo parte deste sentimento pela saudável companhia dos animais de estimação. É uma tendência mundial irreversível e, segundo estudiosos, contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O Brasil e o EUA somam 55% da população de pet no mundo. Temos a segunda maior população, perdendo para os EUA em número de animais de estimação. Inspirados nos ideais de cuidar da vida dos animais e melhorar a qualidade de vida das pessoas, os empreendedores médicos veterinários Dr. Wilson Mendes, Dr. Luiz Fernando Leão e a arquiteta Fabiana Vieira Mendes criaram em Curitiba um dos mais avançados hospitais veterinários da região Sul do país.


Como foi a idealização do projeto e qual a proposta do hospital?
Antes de mais nada, a paixão pelos animais vem de muitos anos em nossa família. Para o filósofo prussiano Immanuel Kant, podemos conhecer o coração de uma pessoa pela forma como ela trata os animais. Com o intenso crescimento do número de pessoas que mantém animais de estimação e exigências de melhores cuidados dispensados a eles, sentimos haver uma carência pelo atendimento a um público extremamente exigente e atento nos cuidados de animais de estimação. Por isso, concebemos um centro de excelência em medicina veterinária para ofertar o que existe de melhor em serviços de atendimento clinico, cirúrgico e apoio aos familiares. Nossa proposta é ousada, indo desde o mobiliário e a arquitetura funcional do hospital, projetados especialmente por uma das sócias, a arquiteta Fabiana Mendes, visando proporcionar um atendimento veterinário com consultórios alegres e coloridos, garantindo a excelência no cuidado dos animais, a tranquilidade de seus proprietários e para confiança das lojas pets, além dos colegas veterinários.


Como funciona o hospital e o que ele oferece?
O Hospital HVDiDatus funciona 24 horas por dia e nos sete dias da semana. Oferecemos atendimento por profissionais devidamente preparados para bem atender em todas as especialidades. Nosso hospital possui UTI devidamente equipada e monitorada, atendida por médicos veterinários intensivistas com cursos na Europa e preparados para oferecer o melhor tratamento para o animal de estimação que necessitar de UTI. Também possui dois centros cirúrgicos modernamente equipados para qualquer tipo de cirurgia.


Quais impactos e benefícios da tecnologia na medicina veterinária?
A medicina veterinária está cada vez mais especializada propiciando ao proprietário a possibilidade de dar um ótimo atendimento veterinário ao seu animal de estimação, prolongando a vida deles com boa qualidade. Temos equipamentos de última geração que salvam vidas, a exemplo de respiradores e desfibriladores.


Quais as últimas tendências nesta área?
As últimas tendências nesta área são as cirurgias especializadas em ortopedia, oftalmologia e cirurgias plásticas de reconstrução. Desenvolvemos, também, uma acomodação de dormitório para o proprietário permanecer no hospital junto  com seu animal. Temos observado a melhora significativa dos animais quando os donos estão juntos.


E o atendimento a animais selvagens?
Hoje as pessoas tem uma consciência planetária e por conta dos avanços das cidades sobre a natureza, os animais selvagens estão ficando estão ficando realmente sem floresta. Isto sensibiliza pessoas a adotarem animais selvagens com autorização especial, como iguanas, cobras, aves de rapina, entre outros. O atendimento a esses animais selvagens é feito por médicos veterinários especializados com agendamento prévio.


Quais cuidados para quem quer ter animais de estimação?
Todas as pessoas que se dispõem a terem animais de estimação, devem observar o calendário de vacinações, desverminação, boa alimentação com ração controlada e muito carinho.Visitar o medico veterinário para avaliação clinica, pelo menos uma vez ao ano. www.hvdidatus.com.br


Curtas
* Ótima ideia! Pensando na dificuldade em que os profissionais encontram na hora de solicitar uma remuneração maior, o Salário BR, portal referência em pesquisas salariais, criou o Portal Quero Aumento para ajudar na difícil tarefa de pedir aumento de salário. Confira: www.queroaumento.com.br

* O Restaurante Alfredo´s Gallery completa dois anos de atividade em Curitiba. O empreendimento é o primeiro fora de Roma e único no Brasil.

* A Link Monitoramento, primeira empresa do setor de rastreamento sob o formato de franquia, está inaugurando unidade em Santos, no litoral paulista.

* Na semana que passou, o Radisson Hotel Curitiba recebeu o cineasta norte-americano Roger Corman, que veio à cidade inspirar novos cineastas.


Se você tem um inimigo, fica mais barato perdoá-lo. Faça isso por você. Caso contrário, o inimigo dormirá com você e perturbará seu sono.
(Augusto Cury)