Em parceria com o Pró-Cidadania e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, neste sábado (08), o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR) promove mais uma atividade de recolhimento de lixo eletrônico em Curitiba. A E-Lixo ocorrerá simultaneamente em dois pontos: no Parque Barigui, em Santa Felicidade, e no Parque Cambuí, no bairro Fazendinha.

Todo material será encaminhado à Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), administrada pelo Pró-Cidadania, e responsável por receber parte do material reciclado produzido pelos moradores de Curitiba. Segundo o superintendente do Pró-Cidadania, Gerson Guelmann, na UVR será feita a triagem e a destinação dos equipamentos para empresas especializadas. É importante destacar também que, além do benefício ao meio ambiente, com o descarte adequado do material eletrônico, a renda arrecadada com a venda das sucatas será revertida em projetos sociais do Instituto e da Fundação de Ação Social (FAS), explicou. O Instituto Pró-Cidadania é uma associação civil sem fins econômicos lucrativos, com caráter voltado aos fins assistenciais, educacionais, beneficentes e culturais.

A população ou empresas podem levar seus resíduos eletrônicos das 9h às 17 horas, no estacionamento do Parque Barigui, próximo à entrada da Rodovia BR-277, ou no estacionamento do Parque Cambuí, com o acesso pela Rua Carlos Klemtz.

Lançado em 2011, a ação E-lixo tem contado com forte adesão em suas etapas anteriores e, segundo o Sescap-PR, já recolheu quase 20 toneladas de materiais apenas em Curitiba. Somente na última edição, que ocorreu em agosto deste ano, onze toneladas foram entregues.

De acordo com o supervisor administrativo do Pró-Cidadania, Araí de Lara Bello Filho, o resultado mostra a responsabilidade da população. O engajamento mostra a preocupação com o destino correto do material eletrônico. Esperamos o mesmo resultado positivo na ação deste sábado. O Sescap-PR, como engloba o segmento empresarial, menciona os grandes descartadores, mas devemos lembrar que todas as pessoas possuem equipamentos eletrônicos, desde baterias e impressoras, até computadores antigos, que acabam ocupando espaço em casa e precisam de destinação, explicou.

Outras informações pelo telefone (41) 3040-1530.

Lixo Eletrônico

O lixo eletrônico é todo resíduo sólido proveniente de materiais eletroeletrônicos. Se descartado de maneira incorreta, torna-se um grave problema ambiental e à saúde humana, especialmente pelos metais que o compõem, como chumbo, cádmio e mercúrio, além de outras substâncias tóxicas.

A UVR

A Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) fomenta a prática de reciclagem por meio da triagem dos resíduos sólidos reaproveitáveis. Estes resíduos são coletados pelos programas da Prefeitura de Curitiba (Lixo que não é Lixo e Câmbio Verde). A unidade processa cerca de 800 toneladas/mês e ainda recebe a visita de escolas e empresas, já que também possui o serviço de educação ambiental.