Primeiro teleférico do Brasil (terceiro do mundo), o bondinho do Pão de Açúcar completou na semana passada 102 anos de atividade. Partindo da praia Vermelha, os visitantes pegam o primeiro bonde que liga o morro da Babilônia ao morro da Urca, e de lá um segundo bondinho os leva até o topo do morro do Pão de Açúcar, que fica a 396 metros do nível do mar. Diferentes histórias justificam o nome desse ponto turístico, e a mais popular diz que durante os séculos XVI e XVIII, no auge da produção de cana de açúcar, os produtores armazenavam os blocos de açúcar em formas para serem exportados, e a semelhança do objeto com o morro do Pão do Açúcar deu origem ao nome.

Considerado um dos mais seguros do mundo pelas entidades internacionais de teleféricos de passageiros, o bondinho circula sem ter registrado nenhum acidente com vítimas. O complexo turístico é formado por três estações – a da Praia Vermelha, Morro da Urca e Pão de Açúcar – interligadas por quatro bondinhos – dois no trecho Praia Vermelha/Morro da Urca e dois no trecho Morro da Urca/Pão de Açúcar. O Morro da Urca tem 220m de altura e o do Pão de Açúcar, 396m.

O bondinho — como é carinhosamente chamado pelos cariocas – já transportou muitas personalidades como Albert Einstein, John Kennedy e Brooke Shields. Além disso, o lugar também serviu de cenário para importantes locações cinematográficas como nos filmes 007 contra o Foguete da Morte, em 1979, quando Jaws (o ator Richard Kiel) um vilão gigante tentava roer as cordas do teleférico com seus dentes de aço para tentar derrubar o agente secreto que estava no local com uma Bond girl.

As atuais linhas são dotadas de dispositivos de segurança, com alarme em todos os pontos. Diariamente pela manhã, antes de receber os primeiros turistas, os bondinhos saem numa viagem de vistoria. O percurso é todo programado e controlado por equipamento eletrônico, que verifica 47 itens de segurança.

O teleférico foi fundado em 1912 pelo engenheiro Augusto Ferreira Ramos. Depois de desenvolver o projeto e analisar sua viabilidade, constituiu a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar e procurou parceria com investidores. O empreendimento foi desacreditado por muitos na época, inclusive pelos seus colegas do Clube de Engenharia, que chamaram-no de louco e, com sarcasmo, sugeriram que a linha do teleférico ligasse o Pão de Açúcar ao Hospício Nacional, que também fica na Urca, zona sul do Rio.

Uma das primeiras ações dos investidores foi mostrar ao Ministério da Fazenda a importância da obra para projeção do Rio de Janeiro no cenário internacional. Para eles, o bondinho era um melhoramento que embelezaria a cidade e, como um dos primeiros teleféricos do mundo, seria uma demonstração de competência da engenharia brasileira.

A inauguração do teleférico teve grande repercussão, nacional e internacional, por causa das dificuldades de então, que implicavam desafio tecnológico, dificuldades de acesso ao local, ineditismo e falta de mão de obra qualificada no Brasil. O apelido de bondinho foi dado pelos cariocas, que se inspiraram nos bondes que circulavam pela cidade à época. Com o tempo, os equipamentos foram modernizados e o bondinho teve sua capacidade de transporte ampliada.

Segundo a companhia, a média diária de visitantes do bondinho, atualmente, é quatro mil pessoas na baixa temporada e oito mil na alta temporada, assim considerada a época que vai de dezembro a fevereiro, bem como nos grandes eventos na cidade. O recorde de visitação foi registrado em 30 de dezembro de 2012, quando recebeu 10,7 mil visitantes. De acordo com a companhia, nesses 102 anos de operação o teleférico foi usado por aproximadamente 40 milhões de pessoas, 47% das quais estrangeiras.

SERVIÇO
Pão de Açúcar (Avenida Pasteur, 520 – Urca)
Horário de funcionamento: Diariamente, 8h às 19h50
Preço: R$ 62 (inteira) | R$ 31(meia)
Crianças e jovens de 6 a 21 anos, estudantes, idosos e portadores de necessidades especiais têm direito a desconto de 50%.
Crianças menores de 6 anos não pagam.
O ingresso pode ser comprado antecipadamente pelo site www.bondinho.com.br
Telefones: (21) 2546-8400 ou 2542-1641



O hotel disponibiliza o Beach Club by Sheraton

SHERATON INAUGURA NOVO HOTEL EM PERNAMBUCO
O Sheraton Reserva do Paiva abrirá suas portas formalmente na próxima segunda-feira, dia 10, com uma grande festa com show privado da cantora Maria Rita para convidados locais, nacionais e um seleto grupo de personalidades internacionais. Esse é o primeiro cinco estrelas de padrão internacional do litoral sul de Pernambuco, localizado a cerca de 30 minutos do centro do Recife e a 14 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes.

O Sheraton Reserva do Paiva segue o conceito de horizontalidade da Reserva do Paiva, primeiro bairro planejado de Pernambuco que prevê a construção de residenciais, centros empresariais, comércio, lazer, serviços e demais âncoras. Organicamente inserido nesse cenário, o hotel reúne edificações baixas e energeticamente eficientes, extensas áreas verdes e baixo adensamento nas construções (são 29 mil metros quadrados de área construída em apenas oito pavimentos), disponibilizando 298 quartos, incluindo 18 Suítes Club e uma das maiores Suítes Presidenciais da região (120 metros quadrados).

O novo Sheraton possui, ainda, o maior e mais bem equipado espaço para eventos e convenções do Nordeste, com dois ballrooms, três salas e outros espaços flexíveis para reuniões e exposições. Todos os salões têm pé direito de 6m, acesso direto aos terraços exteriores, controle individual de temperatura, som e iluminação, isolamento acústico e tecnologia de última geração em comunicação visual. Entre outros serviços de alto padrão, o Sheraton Reserva do Paiva conta com um Shine Spa de aproximadamente 600 metros quadrados, aberto também para o publico local, e o inovador programa de saúde e condicionamento físico Sheraton Fitness, disponibilizado em uma academia de mais de 120 metros quadrados.

O hotel também disponibiliza, aos hóspedes e visitantes, em uma área construída em um terreno de 3.476m² à beira-mar, o Beach Club by Sheraton que oferece várias opções de entretenimento e uma área de lounge, restaurante climatizado, terraço semicoberto, bar de piscina, além de espreguiçadeiras e gazebos diante da belíssima praia do Paiva.

Com esta inauguração, Starwood Hotels & Resorts Worldwide Inc. chega a oito propriedades no país com a bandeira Sheraton e Four Points by Sheraton (Rio de Janeiro, Vitória, Macaé, São Paulo, Salvador, Curitiba, Porto Alegre e agora Recife).


RÁPIDA

Luxo e exclusividade
O grupo One&Only Resorts, dono de uma coleção de resorts ultra-luxo ao redor do mundo, teve quatro de seus oito resorts selecionados entre os melhores do mundo pela Conde Nast Traveler Readers’ Choice Awards 2014. Os vencedores incluem o One&Only The Palm, em Dubai, eleito número 1 no Oriente Médio e Norte da África e #11 na lista dos Top 100 Hotéis & Resorts do Mundo e o One&Only Cape Town, número 1 da lista de Melhores Hotéis da África em 2014. O One&Only Palmilla, resort icônico em Los Cabos, no México, foi reconhecido 4º na lista dos Melhores Resorts do México (Pacifico), enquanto o One&Only Ocean Club, em Bahamas, 8º lugar na lista da Conde Nast Traveler’s readers dos Melhores Resorts no Atlântico. Os resultados da pesquisa anual realizada pela mais respeitada revista de turismo do mundo, a Conde Nast Traveler, será publicada neste mês. Este ano, cerca de 77.000 leitores escolheram os melhores hotéis, resorts, destinos e cruzeiros do mundo, através de mais de 1 milhão de votos.


NOTAS

Mabu no FB 1
Criada há cerca de dois anos, a página da Rede Mabu Hotéis & Resorts no Facebook ultrapassou a marca de 85 mil fãs. O canal mantém os seguidores atualizados, diariamente, sobre as novidades dos hotéis e resorts, oferecendo também informações sobre entretenimento, gastronomia, bem-estar e dicas de viagem. Além disso, a página se tornou mais um canal de interação do público com os serviços e atividades oferecidas pelos hotéis da Rede Mabu.

Mabu no FB 2
A Rede Mabu Hotéis & Resorts, acumula, em 41 anos de história, ampla experiência em hotelaria, preservando valores como o respeito, credibilidade, honestidade, hospitalidade, flexibilidade, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade. Sendo o objetivo, manter esses valores na interação com o público, por meio da página no Facebook. Agradecemos aos nossos seguidores, essa interação nos permite avançar sempre e nos motiva ainda mais, comemora o gerente de vendas e marketing da Rede Mabu, Douglas Meneses.

MGM em Vegas
A gerente comercial da MGM Operadora, Jaqueline Rodrigues, participou da 1ª edição do The Las Vegas Experience, a convite do Las Vegas Convention and Visitors Authority e da companhia aérea Aeromexico. Durante o evento, Jaqueline pôde participar de várias atividades como workshop, rodadas de negócios, reuniões com fornecedores específicos, capacitações sobre o destino, entre outros.

Natal em Antonina
O Hotel Camboa de Antonina (www.hotelcamboa .com.br) lançou seu pacote para o Natal 2014, que inclui café da manhã e Ceia Especial. Com diárias que vão de R$300 (apartamento single) a R$610 (suítes), sendo a cama extra R$120, o pacote permite que os hóspedes desfrutem do conforto dos apartamentos e da infra-estrutura do hotel, que tem piscina, restaurante e sala fitness, além da belíssima vista para a Baía. As diárias valem para os dias 24 e 25. Mais informações pelo telefone (41) 3432-3267

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******