SÃO PAULO, SP – Cineastas como os irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, atores como o britânico Tom Hardy, a francesa Marion Cotillard e a espanhola Marian Álvarez, além de filmes como “Ninfomaníaca”, “Leviatã” e “Ida”, são alguns dos indicados ao European Film Awards deste ano, prêmio que será entregue em dezembro em Riga.
Marion Doring, diretora do prêmio, apresentou neste sábado (8) a lista de indicados num evento em Sevilha, na Espanha. Entre eles, concorrem ao prêmio de melhor diretor o turco Nuri Bilge Ceylan, por “Winter Sleep”, o britânico Steven Knight, por “Locke”, o sueco Ruben Östlund, por “Força Maior”, o polonês Pawel Pawlikowski, por “Ida”, o russo Andrey Zvyagintsev, por “Leviatã”, e o italiano Paolo Virzi, por “Il Capitale Umano”.
Entre os títulos indicados ao prêmio de melhor filme, estão “Força Maior”, “Leviatã” e “Ninfomaníaca”, de Lars von Trier.
O troféu de melhor ator poderá ir para o irlandês Brendan Gleeson, por “Calvário”, Tom Hardy, por “Locke”, o russo Alexey Serebryakov, por “Leviatã”, o britânico Timothy Spall, por “Sr. Turner” e o sueco Stellan Skarsgård, por “Ninfomaníaca”.
Na categoria de melhor atriz, disputam a espanhola Marian Álvarez, por “A Ferida”, a italiana Valeria Bruni Tedeschi, por “Il Capitale Umano”, a francesa Marion Cotillard, por “Dois Dias, Uma Noite”, a britânica Charlotte Gainsbourg, por “Ninfomaníaca”, e as polonesas Agata Zulesza e Agata Trzebuchowska, por “Ida”.
O prêmio de melhor roteiro será disputado por Ebru Ceylan e Nuri Bilge Ceylan, por “Winter Sleep”, os irmãos Dardenne, por “Dois Dias, Uma Noite”, Knight, por “Locke”, Oleg Negin e Zvyagintsev, por “Leviatã”, e Pawlikoswki, por “Ida”.