Depois do Halloween, só mesmo uma Black Friday, para continuarmos seguindo hábitos e culturas que não são nossos. Com uma diferença: a Black Friday norte americana é realmente a grande chance de comprar todos os tipos de artigos e acessórios com mais de 50% de desconto. Uma verdadeira loucura, com gente fazendo fila na madrugada, para ter a certeza de que estará entre os primeiros na hora do estouro da boiada.

O evento ajuda a comercializar o que sobrou da estação que termina, melhora as escolhas de quem tem lista de presentes para o Natal e funciona como uma espécie de catarse, com gente adquirindo o que não necessita, gente disputando na cotovelada o precioso objeto do desejo e, muitas vezes, levando para casa uma roupa de cowboy quando o perfil de consumo é tradicional, na base do cinza e do preto. Já houve, dizem, ataques com spray de pimenta, para abrir caminho na fila.

Uma vez ao ano o público norte americano enlouquece, no dia seguinte ao feriado de Thanksgiving, na quarta quinta feira de novembro.Uma tradição de dois séculos, mas que foi transformada em mais um feriado, na década de 1990, com grandes lojas de departamentos, shoppings e malls abrindo portas na madrugada de quinta feira para sexta. E nessa data, não há crise. É loucura coletiva.

Fotos: Divulgação

Black Friday é tudo o que o turista brasileiro gosta em viagens: compras, muitas compras, e com descontos impensáveis,a partir de 50%

BLACK FRIDAY BRASILEIRA
Bom, criativos como gostamos de dizer que somos, a tal sexta feira que para nós não segue nenhum Dia de Ação de Graças, e surgiu com regras malandras: os preços costumam ser alterados para cima, criando-se apenas a ilusão do desconto. Parece que em 2014 haverá um controle maior nas liquidações – para que sejam realmente liquidações. E não mais um engodo, na base do gato por lebre, como estamos aceitando em todos os campos de nossa vidinha. Sem reclamar.

Operadoras e agentes de viagens colocam no mercado viagens tipo bate e volta para os Estados Unidos, principalmente Nova York e Miami, os famosos centros de comércio que brasileiro adora. Se já normalmente é mais barato fazer compras no exterior, imagine com descontos de 50% ou até 70%. Uma chance única, claro. Mas quem perder o dia certo, ainda pode aproveitar a segunda feira seguinte, quando o e-commerce faz seu espaço de liquidações. Tio Sam sorri satisfeito, com o possibilidade de ultrapassar 1 bilhão de dólares em vendas, em um único dia.

DICAS PARA QUEM VAI
Algumas lojas são as preferidas: Sam’s Club, Kohl’s e Macy’s, Meijer e Office Depot, Toy’s’R’Us (brinquedos), Wallmart, Target, Best Buy. As informações específicas podem ser encontradas em sites como bfads.net, blackfriday.com e tgiblackfriday.com, com vários conselhos,permitindo comparações. É bom saber também que as cidades têm alíquotas diferentes, fazendo variar com o sales tax o resultado final da compra. O imposto entra no valor final. Se no Oregon e no Alasca a alíquota é zero, o imposto em Miami é de 7%, San Francisco 8,5%, Nova York 8,9% e Chicago 9,5%.

Como as temperaturas já estão baixando, quem for enfrentar as filas da madrugada deve se prevenir com bons agasalhos. Fazer uma lista do que pretende adquirir é sempre conveniente e procurar orientação sobre a localização das mercadorias desejadas ajuda a não perder tempo. Os produtos mais na moda somem das prateleiras em segundos. Usando cartão de crédito, lembre de avisar ao seu banco que vai fazer compras no exterior, para não ter o problema de ter a conta bloqueada.


Gelson Popazoglo, diretor comercial GTA, vem promovendo os novos planos e alterações, como no Euro Max, agora disponível para brasileiros também na África, Oceania e Ásia

BOAS COMPRAS EM NOVA YORK
Aeropostale – boutique jovem na Times Square, com liquidações permanentes. Cores vivas, música pop, cobrando 25 dólares por uma camisa ou vestido e 30 dólares por duas tee-shirts. Para quem vive entre 15 e 35 anos. Na Broadway, 1515. Veja em www.aeropostale.com

Old Navy – uma filial da Gap. Preços baixos para homens, mulheres e crianças. Boa qualidade na produção em massa. Jeans a 20 dólares. Promoções permanentes, como depois da primeira compra, a segunda fica pela metade do preço. E dá 10% de desconto em compras acima de 50 dólares. Vários endereços em Manhattan, mas o mais procurado é o da Broadway, número 503, entre Canal Street e Prince Street. Acesse www.oldnavy.com.

Loja dos Bombeiros – Desde o tragicamente famoso 11 de setembro, os bombeiros são venerados em Nova York. Seus símbolos, tee-shirts, agasalhos, chapéus são disputados. Em vermelho, azul ou cinza, cada caserna, caminhão ou especialidade tem suas marcas próprias. O interesse do consumidor foi tanto, que os bombeiros abriram uma boutique oficial, perto do Rockfeller Center.

A vitrine é simples e tudo fica mais interessante ao passar pela porta de entrada. Lá dentro há réplica de caminhão antigo, uma placa homenageando os soldados do fogo, montanhas de camisetas em vinte modelos diferentes, custando 20 dólares cada. E moletons, bonés, acessórios. Até ursos de pelúcia vestidos com uniformes de bombeiros. É loja para adultos e crianças. FDNY FireZone 34 W 51 st Street, Rockfeller Center. Veja em www.fdnyfirezone.org

Century 21 é um verdadeiro milagre. Os quatro andares da gigantesca loja, mesmo estando a menos de 100 metros do Ground Zero, onde estavam as Torre Gemeas até o 11 de setembro, não sofreram nenhum dano. A Century 21 reabriu portas no exato momento em que as cinzas baixaram.

A base do sucesso da loja é a grande quantidade de produtos de marcas famosas, roupas elegantes, moda esporte e acessórios como bolsas, sapatos, echarpes, bagagens, lingerie, óculos de sol, peças de decoração para casa, cama e mesa, tudo remarcado, em constante liquidação. São peças de final de estação, fim de séries, coleções passadas ou peças encalhadas, que não tiveram aceitação.

Para homens, no setor de camisaria, só grandes marcas custando menos de 25 dólares a peça. As mulheres disputam vestidos de grifes abaixo de 40 dólares e as mais esnobes brigam por casacos Armani custando 400 dólares, quando o preço original era de 2000 dólares. O volume de turistas estrangeiros é tanto, que a loja já está aceitando até pagamento em euros. Uma filial estilo boutique foi inaugurada recentemente ao redor da Opera, no número 1972 da Broadway.

O endereço original é o número 25 Cortland Street (Ground Zero), perfeito para jovens entre 25 a 85 anos, que gostam de vestir bem sem gastar muito, já que há de tudo para todos.

US Army é um endereço confidencial. Uma festa para quem gosta de roupas militares. Army and Navy do jeito que se quer, nas bolsas, botas, echarpes, malhas, até facas e escudos. Procurando bem dá para encontrar camiseta Navy Seals por 20 dólares ou traje de camuflagem por 30 dólares, binóculos, camisas oficiais, casaco de comandante.

O lema é Nossa boutique sempre lutou pelo verde. O verde kaki. Os produtos são praticamente indestrutíveis. KST Army & Navy Goods, número 319 West , entre 8ª e 9ª avenidas.

DICAS PARA QUEM FICA
Comece fazendo suas escolhas de produtos e de lojas, com antecedência. Anote os preços atuais, verifique como estavam há algumas semanas, controle para não ter o dissabor de ver que, afinal, sua compra não teve nenhuma vantagem, apenas canseira.

Fica mais fácil se conseguir concentrar suas compras em uma única grande loja. Não sendo possível, organize seu roteiro, faça um bom lanche antes de sair de casa, calce sapatos confortáveis. Se for comprar roupas, vista peças fáceis de tirar, para provar o que pretende adquirir. O que, em liquidações, nem sempre acontece.E boas compras. Em dólares, ou em reais.

NÃO VIAJE SEM ELE
Ele deverá ser a sua mais confiável companhia. Não é alto, louro, de olhos azuis, jovem e nem bonito, mas será seu melhor amigo na viagem. É o seguro de assistência, indispensável para todo turista. É um investimento que pode resolver muitos problemas, caso eles aconteçam, mas principalmente pode dar paz de espírito para quem pretende conhecer ou rever outros povos, outros países, outras culturas.

Não importa o tipo de viagem: estudos, lazer, cruzeiro marítimo, negócios, viagem de família. Não importa a idade: sempre haverá, com custos diferentes, um plano para você.

Celso Guelfi, presidente GTA e Gelson Popazoglo, diretor comercial da empresa que existe Brasil desde 1989, divulgaram durante o 26º Festival do Turismo de Gramado, que terminou ontem no Rio Grande do Sul, a instalação recente das duas novas filiais no Sul: uma em Curitiba, outra em Porto Alegre.

Outro destaque da participação da Travel Ace Assistance no evento de Turismo para o trade, foi a Ronda Médica – Disney – janeiro 2015, com estrutura única para atendimento dos clientes na temporada.

As quase três décadas de experiência no setor já fizeram a GTA ser considerada como um dos melhores atendimentos para os viajantes brasileiros. Hoje a GTA tem 7 escritórios físicos no país e representação em todas as regiões do Brasil.

PLANO EURO MAX
Uma das grandes novidades, lançada em setembro de 2013, é o Plano Euro Max que agora, além da Europa, atende também a África, Oceania e Ásia, mantendo a cobertura de 35 mil euros para assistência médica e outros 35 mil euros para repatriação sanitária. Apenas nas Américas – do Sul, Central e do Norte, o limite de cobertura manterá redução de 50% . Há também um plano Cancelamento Master com reembolso total ou parcial das multas geradas por cancelamento de viagem, até o limite total do plano contratado.

A extensão do Euro Max foi uma grande vitória da presidência GTA junto aos fornecedores, oferecendo assistência médica por acidente, enfermidade e por pré-existência, além de assistência odontológica e farmacêutica.

Há cobertura especial para a prática de esportes em viagens, traslados gratuitos em emergências, expatriação por morte, acompanhamento de menor ou idoso, garantia de viagem de regresso e passagem de ida e volta para um familiar em caso de imprevisto.

Compre sua paz de espírito, seu sossego e aproveite melhor a viagem. E não viaje sem ele.