A E-Lixo, ação de recolhimento de lixo eletrônico, recolheu no último sábado (08) 7.130 kg de material eletrônico em Curitiba. Os pontos de coleta estavam no Parque Barigui e no Parque Cambuí, no Fazendinha. A campanha é do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pró-Cidadania.

O material recolhido inclui computadores, impressoras, televisores, rádios, e outros equipamentos já inutilizáveis. Todo o material foi encaminhado à Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), administrada pelo Pró-Cidadania e responsável por receber parte do material reciclado produzido pelos moradores da cidade.

De acordo com o supervisor administrativo do Pró-Cidadania, Araí de Lara Bello Filho, o material que está na usina será triado e destinado para empresas especializadas. A triagem faz com que consigamos um melhor valor nas sucatas. Além disso, vale destacar a responsabilidade ambiental da ação. Com o auxilio da população, evitamos que quase dez toneladas de material fosse para o meio ambiente, disse.

O superintendente do Pró-Cidadania, Gerson Guelmann, explica que além do benefício ambiental, há o social. Toda a renda arrecadada na usina é revertida para os projetos sociais do Pró-Cidadania e da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), que beneficiam anualmente 600 mil pessoas em Curitiba, falou Guelmann.

No Parque Barigui foram recolhidos 5.510kg kg e no Parque Cambuí 1.620kg.

A UVR

A Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) fomenta a prática de reciclagem por meio da triagem dos resíduos sólidos reaproveitáveis. Estes resíduos são coletados pelos programas da Prefeitura de Curitiba (Lixo que não é Lixo e Câmbio Verde). A unidade processa cerca de 800 toneladas/mês e ainda recebe a visita de escolas e empresas, já que também possui o serviço de educação ambiental.