Esquiar é coisa de mais de quatro mil anos. E ainda está na moda

Ninguém sabe ao certo quando é que o homem começou a esquiar. Dois mil, quatro mil anos antes da nossa era, provavelmente. Gravuras rupestres testemunham o uso imemorial de esquis para o deslocamento na neve no Norte do planeta e, em 1910, trabalhos escandinavos trouxeram à luz esquis intactos. Eram de mais de 2.500 anos antes de Cristo.

Um texto de 1689 – L’Honneur du duché de Crain – indicava que o esqui era praticado no século XVII na Eslovenia e gravuras mostram que na mesma época os habitantes de Moscou utilizavam esquis para lomoção. Até meados do século XIX o uso de esquis foi se generalizando na Escandinávia e até o exercito da Suécia e Finlândia fazia uso do equipamento.

Fotos: Divulgação

A moda de trajes especiais para a neve surgiu junto com a temporada de inverno na Suíça

No século XIX a Europa entra em ebulição e as trocas entre países se intensifica. Os ingleses foram os primeiros a deixar a Ilha para descobrir novos horizontes na Grécia, Itália, Riviera francesa e Alpes suíços. Sempre no verão, retornando para suas casas em Londres ou Manchester no outono.

Mas em 1864, em Saint Moritz, Johannès Badrutt, proprietário da Engadiner Kulm, pensão construída no século XVII, convidou os últimos turistas ingleses a ficar no hotel alguns dias no inverno. Os turistas aceitaram o desafio. E encontraram dias ensolarados, frios, e o conforto de lareiras e boa cozinha. Ingleses conquistados, estava lançado o turismo de inverno em Saint-Moritz.


O Lago gelado é palco para as cavalgadas famosas e os cartazes de época hoje valem ouro para colecionadores

Para entreter os novos visitantes, foram organizados jogos e concursos. O curling – de origem escocesa – foi transportado para o gelo no lago. As primeiras competições aconteceram em 1880. Depois foi lançado o bondy, ancestral do hockey, depois o bobsleigh. Em 1885 dois alunos de Engadin ganharam de presente esquis noruegueses e começou um novo esporte na região. Em 1893 foram organizadas as primeiras competições, fazendo de Saint Moritz a primeira estação de neve.

Depois da Segunda Guerra Mundial, o esqui se transforma em fenômeno social. Nos Jogos de Saint Moritz, em 1948, oitocentos e vinte e oito concorrentes representaram vinte e oito nações. Alemanha e Japão foram excluídos, por motivos óbvios.


Um século e meio de esportes de inverno. Tudo começou em Saint Mortiz, Suíça

No Vale de Engadin, Suíça, Saint Moritz continua sendo o resort de inverno mais procurado. Além de pioneiro na invenção do turismo de inverno, Saint Moritz é região famosa como resort de férias de montanha, hotéis de luxo, restaurantes gourmet. No turismo de luxo têm espaço garantido, pelas estruturas de esporte, lazer, vida cultural, comércio e um calendário de eventos o ano todo.

Neste inverno 2014 – 2015, St. Moritz e Vale Engadin comemorando os 150 anos de turismo invernal, organizaram para os dias 5 e 7 de dezembro uma grande festa. E entre meados de janeiro e meados de fevereiro 2015 vão acontecer as tradicionais cavalgadas em torno da pista gelada do lago, com o White Turf, que acontece desde 1907. Atração é o Pólo on Snow. E o Festival Gourmet, é claro.


Estação de veraneio procurada pelos ingleses, Saint Moritz revolucionou o turismo

No verão Saint Moritz atrai amantes da cultura e da arte contemporânea. E destaca o seu Festival de Jazz, no lendário Dracula Club. Um filme vai marcar o aniversário do Turismo de Inverno na região, mostrando desde as origens até os dias de hoje, da trajetória de sucesso, uma produção do escritório de Turismo de Engadin-St. Moritz.

Aproveitar o frio é utilizar o tempo para praticar esqui e snowboard ao longo de 350 quilômetros de pistas bem demarcadas. O Hotel e Ski Pass é válido desde outubro até 25 de maio de 2015, para quem fizer reserva de hotel participante da promoção para 2 ou mais noites, com passe de esqui por apenas 35 francos suíços por pessoa e por dia.


Há 150 ricos, famosos e esportistas procuram estações de inverno, seguindo tradições de Saint Moritz