SÃO PAULO, SP – A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (14) o seu plano de ações para as chuvas deste verão.
O plano prevê trabalhos da Defesa Civil, obras de drenagem e ações no trânsito.
Entre as principais medidas estão os avanços das obras nos córregos Sumaré/Água Preta, na zona oeste, Ponte Baixa e Cordeiro do Sul, com previsão de gasto de de R$ 457 mil até o final deste ano. No total, elas custam R$ 1,2 bi. As obras estão em áreas tradicionais pontos de alagamento da cidade.
A obra de drenagem do córrego Ponte Baixa, na região da M’boi Mirim, por exemplo, está 100% operacional, segundo a prefeitura. Outro avanço são os dois piscinões no córrego do Cordeiro.
Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe, as três obras deverão ser entregues até o final de 2015. Para a prefeitura, mesmo totalmente não concluídas, as obras já auxiliarão no combate a enchentes na cidade. Quando concluídas, as obras devem aumentar em 50% a capacidade de reservação de águas da chuva da cidade.
“Até o ano que vem, estaremos com frentes de obras em todas as bacias na cidade de São Paulo”, disse o prefeito Fernando Haddad (PT).
A Folha de S.Paulo publicou reportagem nesta sexta (14) mostrando que apenas 27 das 79 obras de pequeno porte anunciadas e consideradas emergenciais pela prefeitura foram entregues pela atual gestão. Outras 18 foram descartadas por inviabilidade técnica ou financeira. As intervenções fazem parte do Programa de Redução de Alagamentos (PRA), voltado para microdrenagem e que evita alagamentos.
O prefeito Haddad minimizou nesta sexta o atraso das obras no PRA (Programa de Redução de Alagamentos). Segundo ele, as grandes obras que têm sido feitas pela prefeitura têm impacto maior do que todo o PRA.
“Só a obra no córrego do Cordeiro é o PRA inteiro somado [ em investimento e em capacidade de reservação]”, disse. “No ponto de vista do custo-benefício, não tem o que discutir, sobretudo pensando na segurança das pessoas e dos bens”.
TRÂNSITO
A secretaria de transportes anunciou também que todos os semáforos que necessitam de manutenção serão trocados ou reformados até o final de 2014.
Atualmente, muitos semáforos ficam inoperantes mesmo com chuva fraca. A prefeitura diz trabalhar com a meta de menos 1% de semáforos da cidade com problemas, em dias de chuva. A CET também anunciou um aplicativo para celulares que funciona como um mapa que indica locais que estejam alagados. O aplicativo se chama “Aqui Alaga!”