O Paraná Clube está a poucos pontos do paraíso (ou seria do limbo?). Com 44 pontos, cinco de vantagem para o 17º colocado (América-RN), e restando apenas três rodadas a serem disputadas, o time precisa, praticamente, de mais uma vitória para se garantir na Série B, dando adeus ao fantasma do rebaixamento. Será a chance de o time, em menos de duas semanas, ir do inferno ao céu.
De acordo com o site probabilidades do futebol, hoje o Paraná tem 7,1% de chances de rebaixamento. Há menos de duas semanas, a equipe estava apenas dois pontos a frente da zona de rebaixamento.  Na próxima rodada, o time comandado por Ricardinho irá desafiar o Icasa (18º, com 39), no Romeirão. Se vencer, a equipe paranaense chegará aos 47 pontos, podendo abrir oito de vantagem para o América-RN e o próprio Icasa, restando apenas duas rodadas a serem disputadas.  Assim, o time poderia se garantir na Série B do ano que vem. Para isso, a Ponte Preta teria de vencer o time do Rio Grande do Norte no Moisés Lucarelli.
Mas mesmo que não consiga escapar da degola matematicamente, com mais alguns poucos pontos o Tricolor pode se considerar virtualmente salvo. É que desde 2006, quando a Série B passou a ser disputada por pontos corridos, apenas quatro times foram rebaixados com 45 pontos ou mais: o Paulista (45 pontos em 2007), o Marília (45 pontos em 2008), o Brasiliense (46 pontos em 2010) e o Icasa (47 pontos em 2011).
E para escapar definitivamente da degola, o Paraná terá um trunfo para a partida desta terça-feira: a força coletiva. É que neste domingo a equipe treinou no CT Barcellos e, ao que tudo indica, Ricardinho poderá, pela primeira vez em 14 rodadas, repetir a escalação do time em duas partidas consecutivas na Série B. Além disso, o time poderá contar com os retornos do zagueiro Alisson e do Lucas Otávio. Ambos retornam de lesão e devem ficar no banco.