Um fenômeno bizarro em uma das Ilhas do Príncipe Eduardo, no Atlântico Sul, chamou a atenção da comunidade científica. Focas estão estuprando pinguins-rei no local, segungo estudo publicado na revista Polar Biology de novembro.

Formada por Ryan Reisinger, William Haddah, Tristan Scott, Marthán Bester e Nico de Bruyn, a equipe sul-africana responsável pela pesquisa relatou três casos de abuso animal recentemente. Nos últimos 30 anos, outros incidentes também foram documentados.

Em entrevista ao jornal Time Live, Reisinger afirmou que, “em termos humanos, você chamaria isso de estupro”. “Os pinguins reagem como se o predador estivesse tentando matá-los, pois eles inicialmente lutam por suas vidas, mas as focas são muito maiores e mais fortes, de modo que eles facilmente dominam os pinguins”, declarou.

Em um dos casos de estupro flagrados, uma foca violentou um pinguim e o devorou.

Segundo os pesquisadores, não há certeza sobre a o que estaria gerando o fenômeno das focas agressivas. Foi cogitado que se tratava de um comportamento predatório das focas em relação aos pinguins. Outra teoria aponta para que, devido ao baixo número de fêmeas da espécie, para reprodução, os machos mais novos atacam os pinguins.