O Paraná Clube pode ficar matematicamente livre do risco de rebaixamento nessa 36ª rodada da Série B, que terá todos os dez jogos hoje. Para isso, o time paranaense precisa vencer o Icasa, em Juazeiro do Norte (CE), e contar com um tropeço do América-RN em Campinas, contra a Ponte Preta.

O risco de queda do Paraná ainda é pequeno, apenas de 5%, segundo o site Chancedegol. Ou seja, mesmo que não vença hoje, ainda continua em situação confortável. Está com 44 pontos, em 13º lugar. A Portuguesa, com 25 pontos, e o Vila Nova, com 29 pontos, já estão rebaixados. Completam a zona de rebaixamento o Icasa, com 39 pontos, e o América-RN, também com 39.

Nas duas rodadas finais, o Paraná ainda enfrentará o Bragantino, em Bragança Paulista, e o América-RN, na Vila Capanema.
Para hoje, o técnico Ricardinho planeja repetir a escalação da vitória sobre o Atlético-GO, na última terça-feira. O zagueiro Alisson, em recuperação no departamento médico, continua fora.

A tendência é que o treinador mantenha o esquema tático 4-3-1-2 usado nas últimas rodadas, com três volantes Edson Sitta centralizado, Ricardinho pela direita e Lúcio Flávio pela esquerda.

Nos 14 jogos no comando da equipe, Ricardinho usou 14 escalações diferentes. Se repetir o time hoje, será algo inédito. Ele já usou 29 atletas nessas 14 partidas.

Desde a chegada de Ricardinho, o Paraná disputou seis partidas como visitante, somando uma vitória, um empate e quatro derrotas. Depois de enfrentar o Icasa, o Paraná segue para Bragança Paulista, onde jogará na sexta-feira.

O Icasa está invicto em casa há cinco partidas – três vitórias e dois empates. A última derrota foi para o Vila Nova, por 1 a 0. No ranking de mandantes, o time cearense é o 15º lugar da Série B, com oito vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

ICASA x PARANÁ

Icasa: Busatto; Ivonaldo (Josué), Carlinhos Reich, Gilberto e Zeca; Rodrigo Vítor, Dodó, Mauri e Lucas Gomes; Erik e Nilson. Técnico: Vladimir de Jesus

Paraná: Marcos; Auremir, Cleiton, Alef e Yan; Edson Sitta, Ricardinho, Lúcio Flávio e Thiaguinho; Adaílton e Carlinhos. Técnico: Ricardinho

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Local: Estádio Mauro Sampaio, em Juazeiro do Norte (CE), às 19h30


Adversário

Com salários atrasados, jogadores protestam

Os jogadores do Icasa ameaçaram ontem boicotar a concentração para o jogo com o Paraná. Tradicionalmente, os atletas entram em regime de concentração na véspera das partidas, ficando hospedados em um hotel. Ontem, o elenco reclamou dos três meses de salários atrasados e não treinou pela manhã. Eles tiveram uma reunião com a diretoria, que insistiu que houvesse a concentração. Os jogadores também ameaçaram não entrar em campo hoje, mas a diretoria diz ter convencido o elenco de jogar.
O Icasa conta no elenco com três jogadores que já atuaram pelo Paraná: o atacante Nilson (em 2012), o lateral-direito Paulo Henrique (2011) e o zagueiro Naylhor (2014). O centroavante Junior de Barros, 21 anos, jogou o Paranaense de 2013 pelo sub-23 do Atlético. O atacante Neilson, 27 anos, foi vice-artilheiro do estadual de 2013 pelo Londrina, com 13 gols. Para hoje, Naylhor está suspenso.