Meninos e meninas de 21 escolas que participam de aulas de tênis no contraturno escolar se encontraram, nesta quarta-feira (19), nas quadras para disputas rápidas. São 350 estudantes de escolas municipais que participaram do Festival de Tênis, promovido pela Secretaria Municipal da Educação, no Santa Mônica Clube de Campo.

Todos foram premiados com medalhas de participação e os jogos serviram para a integração das crianças e a vivencia de jogos em quadras oficiais de tênis.O Festival é uma grande comemoração, uma forma de reverenciarmos o excelente trabalho realizado pelos professores municipais integrados ao projeto e um estímulo aos estudantes que são inseridos em novos ambientes de aprendizagem, disse a Secretária Municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, durante a abertura do festival.

O ensino de tênis é um dos 880 projetos desenvolvido na rede municipal de educação como estratégia para garantir boa qualidade no ensino público. As aulas de tênis acontecem duas vezes na semana, no período contrário às aulas, com a orientação de professores de Educação Física da rede. Nas aulas são desenvolvidas ações recreativas na modalidade e jogos adaptados nas quadras das escolas. Ao longo do ano são promovidos campeonatos para a integração e experiência dos estudantes em competições. ‘O Festival é o momento de avaliarmos o trabalho realizado durante o ano, percebendo as conquistas e valorizando as aprendizagens, disse a coordenadora do projeto de vôlei, Carolina.Petruy.

O festival serviu, ainda, para entrega novas redes que serão usadas durante as atividades do projeto nas escolas. O material comprado pela Secretaria Municipal da Educação complementa o kit de materiais já distribuídos nas unidades durante o ano. Foram 320 novas raquetes, mais de mil bolinhas e 110 redes.

Para os estudantes, o material novo também funciona como motivação extra para a prática esportiva. Aos 10 anos, a estudante Julia Carnio Teleginski, da Escola Municipal Nynpha Maria Peplow, comemora o que ela ser mais um ponto positivo para o projeto. É muito bacana aprender o tênis na minha escola. Foi lá e com a ajuda da professora que eu descobri que quero ser uma tenista profissional, disse a menina que coleciona vitórias na breve carreira. Até agora venceu os três campeonatos que participou. É um projeto maravilhoso que tem nos permitido melhorar o desempenho dos estudantes uma vez que o bom rendimento escolar é condição para que participem das aulas de tênis, conta a professora Isabele Brusamolin.

Outro importante objetivo com o qual o projeto de tênis tem comprido é a valorização e inserção de estudantes que vivem em áreas de vulnerabilidade social na sociedade, com a garantia de um desenvolvimento integral e oportunidades. A turma de estudantes da Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves, no Alto Boqueirão, é prova de como o esporte tem sido o caminho para a promoção dos estudantes, em especial os mais carentes. A dedicação do professor Fábio Rosano Gugik também tem sido fundamental para garantir que os meninos e meninas encontrem no tênis um caminho contrário de esperança. Muitos são crianças carentes, de famílias desestruturadas e que encontram na escola, especialmente no projeto de tênis um espaço de confiança, de paz e que favoreça o seu futuro, diz Fábio.

Na quadra as crianças esquecem as dificuldades enfrentadas e se transformam. Os olhos do professor atentos ao desempenho dos meninos e meninas apostam em alguns talentos. Entre eles o estudante Renato Juan de Melo, de 12 anos, que surpreende o professor dia a dia. Gosto mesmo é de futebol, mas tenho me esforçado no tênis porque o esporte é um jeito bom de crescermos na vida, diz o estudante.

A realização do Festival de Tênis é possível graças à parceria com o Santa Mônica Clube de Campo, que desde 2006, quando o projeto teve inicio, cede o espaço para que as crianças vivenciem a prática esportiva em quadras oficiais, possibilitando a melhor execução dos fundamentos do tênis.