Muito mais que o paraíso das compras, Miami vai se tornar no início de dezembro o paraíso dos artistas plásticos, curadores, galeristas, marchands entre outras profissões ligadas ao mundo das artes plásticas. A partir do dia 4 de dezembro começa a mundialmente celebrada Art Basel Miami Beach (www.artbasel.com) que em sua 44ª edição reúne as principais galerias da América do Norte, América Latina, Europa, Ásia, África para mostrar obras dos mestres da arte moderna e contemporânea, bem como peças recém-criadas por estrelas emergentes. Pinturas, esculturas, desenhos, instalações, fotografias, filmes entre outras linguagens artístiscas da mais alta qualidade serão em expostas, até domingo dia 7, no Centro de Convenções de Miami Beach e em vários pontos de Miami.

Durante o evento acontecem várias atividades paralelas e parcerias. Uma dela é o projeto de artes Unscripted Bal Harbour que oferece privilégios especiais para quem ficar hospedado em um dos quatro hotéis de Bal Harbour. As mordomias incluem acesso VIP a quatro feiras satélites, tour privado pela Art Basel Miami Beach, com a curadora do Unscripted, Claire Breukel, além de uma palestra exclusiva, o Bal Harbour Art Chat – com uma das mais renomadas artistas plásticas da atualidade, a cubana Tania Bruguera, famosa por suas instalações e performances contemporâneas, em conjunto com o curador do Guggenheim Museum, Pablo León de la Barra.

A Art Basel Miami Beach é uma das principais feiras de arte do mundo, com obras modernas e contemporâneas, e atrai para o sul da Flórida colecionadores, artistas, curadores e entusiastas do mundo das artes, diz Carolyn Travis, Diretora Executiva de Turismo de Bal Harbour. Estamos orgulhosos de oferecer aos hóspedes do destino Bal Harbour acesso especial durante a Art Basel.

Com mais de 250 galerias participantes, entusiastas da arte podem admirar os melhores dos melhores durante e muitos após a Art Basel, conforme recomendado por Claire Breukel, curadora da Unscripted Bal Harbour. Nascida na África do Sul, Breukel começou sua carreira como curadora da bienal de 2002 do Mês da Fotografia da Cidade do Cabo e do Festival da Visão Vision Photography antes de ser apresentada a Miami pela Rubell Family Collection. Para ela, nessa edição existem nove exposições imprescindíveis que o visitante não pode deixar de apreciar:


CONFIRA AS ATRAÇÕES:

1. Projetos Gafanhoto com Daniel Arsham e Simón Veja (www.locustprojects.org): Os renomados arquiteto e artista nascido em Miami, Daniel Arsham (da Snarkitecture) e o artista de El Salvador participante da Bienal de Veneza de 2013, Simón Vega. Ambos desafiam as convenções de espaço e convívio social, o que sem dúvida oferecerá uma audaciosa e empolgante experiência.

2. One Way de Peter Marino no Bass Museum of Art (www.bassmuseum.org): Arquiteto, designer e ícone da moda do couro Marino é conhecido por sua mistura de disciplinas viscerais em seu trabalho. Seguindo este mantra, One Way expõe uma combinação das obras de arte, desenhos arquitetônicos, incluindo outros artistas de sua coleção de arte contemporânea. Peter Marino também é Visionário do Design do ano da Design Miami [Design Miami Design Visionary].

3. Ping Pong em Miami (www.ping-pong-miami.us www.ping-pong-basel.ch): Esta exposição nômade de três cidades é uma conversa entre artistas da Suíça, Miami e Los Angeles que destaca tanto as similitudes quanto as disparidades entre experiências de vida. Selecionadas por Sue Irion, Bernadette Buergin, Robert Chambers e Peter Mays, as obras de arte incluem fotografia, escultura, vídeo, pintura e performance dos artistas contemporâneos mais avant-garde dessas cidades.

4. Fairchild Tropical Gardens apresenta 40 Fish Chairs de Satyendra Pakhale (www.fairchildgarden.org): Não perca a exposição das 40 Fish Chairs pela desenhista industrial e arquiteta Satyendra Pakhale sob a curadoria de Cristina Grajales. Foram produzidas quarenta cadeiras por Pakhale and Cappellini na cor água-marinha, em referencia a sua proximidade com o oceano. Elas podem ser encontradas espalhadas ao redor dos jardins convidando os visitantes a reservem algum tempo para desfrutar seus arredores.

5. Rubell Family Collection (rfc.museum): A cada ano, os colecionadores Mera e Don Rubell e o Diretor Juan Valadez, fazem a curadoria de uma exposição que é uma exploração profunda da prática artística de uma região ou um tema pontual. Este ano, o tema é pessoal prometendo uma exposição dos destaques mais extraordinários da coleção.

6. American Scene Photography da coleção Martin Z. Margulies (www.moafl.org): A seleção das fotografias que compõem a American Scene Photography explora a condição humana em vários períodos no tempo, e mostra os melhores fotógrafos históricos, documentais e contemporâneos, inclusive Berenice Abbott, Weegee, William Eggleston, bem como Cindy Sherman, Gregory Crewdson, Miles Coolidge, Alec Soth e muitos outros.

7. Primary Projects International Friendship Exhibition (www.primaryprojectspace.com): Embora o título pareça sentimental, a exposição com obras de Autumn Casey, Kenton Parker, Reed Von Brunschot, Cody Hudson, Magnus Sodamin, Asif Farooq, Andrew Nigon e muitos outros, certamente não o será. A descrição para a exposição é cheia de insinuações onde se lê: Fora da sacada, vejo a mais gloriosa cena do mundo. Esta exposição está aqui, Ela é perfeição dilacerada, que desperta a audição, exalta a dignidade do que é primário. O oceano nunca pareceu tão azul, os sonhadores estão ao alcance. Curioso? A exposição Primary Projects atrai a multidão, por isso chegue cedo.

8. Auto Body, uma nova exposição da mídia com artistas mulheres: Exposição apresentada por Spinello Projects em um galpão anteriormente de carrocerias e pintura de carros, com 750 metros quadrados, ela abarca vídeo, novas mídias e performance que falam à experiência contemporânea das mulheres. Conectada por referir-se ao tempo, as obras exploram temas de força e transcendência.

9. HOTBED in The Yard na CasaLin (www.casalin.org e www.hotbedmiami.com/): Em parceria pelo segundo ano com a HOTBED, uma iniciativa de longo prazo pelo Wet Heat Project, a exposição anual de Lin Lougheed em seu espaço aberto de arte CasaLin oferece o melhor dos estudantes e ex-alunos do New World School of the Arts. HOTBED proporciona uma plataforma não comercial altamente visível para obras ambiciosas de estudantes promissores, e a exposição promete ser um momento de provocação em uma semana muito agitada.



Art Basel Miami Beach

ACESSO UNSCRIPTED
Os hóspedes dos quatro Hotéis de Bal Harbour terão direito a um Tour Privado na Art Basel Miami Beach 2014, com a Curadora da Unscripted, Claire Bruekel, na quinta-feira, 4 de dezembro, ao meio-dia. O passeio começa na Art Public com curadoria de Nicholas Baume da Public Art Fund que apresenta projetos exclusivos de arte pública que acontece no gramado do Bass Museum of Art. Em seguida, o tour levará os hóspedes para o Miami Beach Convention e a estandes selecionados, onde artistas de renome internacional falarão sobre as obras de artes em exposição.

Além disso, os hóspedes também recebem uma carteira VIP com acesso especial para os principais museus e coleções privadas da região e para três feiras: Pulse Art Fair, Miami VIP breakfast (www.pulse-art.com) com direito ao Brunch privado de pré-estreia, na terça-feira, 2 de dezembro, das 09h00 às 13h00; para a Art Fair VIP Preview Access (www.art-untitled.com/index.php/vip/) uma feira de arte com curadoria para galerias internacionais e espaços de arte sem fins lucrativos que focam na arte emergente e contemporânea. E também para a Art Miami + CONTEXT Art Miami VIP Preview and Fair Access (www.contextartmiami.com) feira irmã da Art Miami (www.art-miami.com) que está comprometida com o desenvolvimento e intensificação de artistas emergentes. Os hóspedes de Bal Harbour são convidados do Cocktail VIP de ambas feiras, na terça-feira, 2 de dezembro e desfrutar de acesso cortesia durante toda a semana. Informações: www.balharbourflorida.com/unscriptedartprojects e siga Bal Harbour no Facebook e no Twitter.


NOTAS

Parceria com Ivete Sangalo
A Atlantica Hotels em Curitiba firma parceria com a produção da cantora Ivete Sangalo, cujo show Intimista acontece hoje, às 21h, no Teatro Positivo. Formada pelos hotéis Four Points by Sheraton, Radisson Hotel e Quality Hotel, a rede aproveita a oportunidade para brindar os principais clientes com o espetáculo. “Se Eu Não te Amasse Tanto Assim”, “Quando a Chuva Passar”, “Eu Nunca Amei Alguém como te Amei” são alguns dos sucessos que marcam o show e se juntam ao cover da música “Easy”, clássico de Lionel Richie – o qual Ivete interpreta ao piano.

Segundo Mabu em Foz
A Rede Mabu Hotéis & Resorts (www.hoteismabu .com.br) inaugura hoje seu segundo hotel em Foz do Iguaçu, o Mabu Interludium Iguassu Convention. Localizado em Cognópolis, o chamado bairro do conhecimento, o novo hotel terá 100 apartamentos, em uma área total de 24.200 m². Logo na chegada, o hóspede será agraciado por um rico paisagismo e por uma bela cascata com espelho d’água – uma homenagem do Mabu Interludium Iguassu Convention à terra das Cataratas. Durante a estadia o cliente poderá desfrutar de modernas instalações, com convívio direto com a natureza, com uma valorizada área de lazer e gastronomia que contempla pratos internacionais e também a brasileira feijoada.

Cerveja soteropolitana
O Deville Prime Salvador foi o hotel escolhido para sediar a nona edição do Encontro Nacional das AcervAs (Associação dos Cervejeiros Caseiros Artesanais do Brasil), que será realizada pela primeira vez no Nordeste do País, de hoje até sábado. O capítulo baiano da associação teve a tarefa de organizar o evento, considerado um dos mais expressivos no ramo de cervejas artesanais, já que recebe participantes de várias regiões do Brasil e do mundo. Os ingressos para o evento podem ser encontrados no Hotel Deville Salvador durante os dias do evento. Mais informações em http://encontro nacional.acervabaiana .com/valores.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******