O novo espetáculo do Instituto Flamenco Brasileiro de Arte e Cultura, 10 Anos de Flamenco que será apresentado hoje, às 20 horas, no Guairinha, leva ao palco números de dança e música flamenca que representam os melhores momentos dos 10 anos de história do Instituto.

Dividido em 13 coreografias, com ritmos como Fandangos de Huelva, Guajiras, Farruca, Tientos, Tangos, Soleá, Seguiryas, Sevillanas, Alegrias e Bulerias, 10 Anos de Flamenco o espetáculo tem 43 bailaores. A apresentação contará com a participação especial do Grupo Soniquete, da diretora Mariana Abreu, de Campinas.

A direção artística é da bailarina coreógrafa Miriam Galeano. Esta apresentação nasceu do desejo de resgatar as coreografias que marcaram cada fase do Instituto. Este espetáculo é o ápice de um longo processo de envolvimento entre alunos e professores na prática da dança flamenca nesses 10 anos, afirma Miriam. O espetáculo conta ainda com a preparação da professora de baile Maria Tereza Prado.

O guitarrista Jony Gonçalves faz a direção da parte musical, que tem ainda o cantor Diego Zarcón, do Rio de Janeiro, o percussionista Luciano Khatib, de São Paulo, além do flautista/clarinestista Marcelo Oliveira (Orquestra Sinfônica do Paraná e vários projetos paralelos de música popular) e da violinista Carla Zago (Terra Sonora, Rosa Armorial, Thunder Kelt), já conhecidos do público curitibano. A direção geral é de Maria Isabel Saczuk.

O IFBAC foi inaugurado em Curitiba no dia 2 de março de 2004. Por seus tablados já passaram mais de 500 alunos inscritos do Paraná e de outros estados brasileiros, além de países como Paraguai, Argentina e Chile. Segundo Maria Isabel Saczuk, diretora e fundadora do Instituto Flamenco: O principal objetivo sempre foi democratizar o flamenco e difundir essa arte de forma mais ampla possível.

SERVIÇO:
O quê: Espetáculo 10 Anos de Flamenco
Onde: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
Quando: hoje, às 20 horas
Quanto: R$ 36 e R$ 18