Como virou praxe no Campeonato Brasileiro, o Coritiba jogou fora de casa e não ganhou. Desta vez, empatou com o Vitória em 1 a 1, em Salvador. A partida, na noite desta quarta-feira (19), era válida pela 35ª rodada. Num jogo que, nas palavras do volante Helder, valia 300 pontos, por ser diante de um concorrente direto ao rebaixamento, cada time somou apenas um ponto.

Com o resultado, o Coritiba ficou com 38 pontos, ainda na 16ª posição. Está atrás do Vitória no número de triunfos (10 a 9). O time coxa-branca pode voltar à zona de rebaixamento nesta quinta-feira. Tudo depende do que acontecer na partida entre a Chapecoense (17º lugar, com 36 pontos) contra o Fluminense, no Rio de Janeiro.

Sob o comando do técnico Marquinhos Santos, o Coritiba jogou dez vezes fora de casa. Perdeu sete e empatou três, já incluindo a partida desta quarta-feira.

Com consolo, o time paranaense tem mais três jogos no Brasileirão e dois deles serão no Couto Pereira – exatamente contra outras duas equipes ameaçadas pelo descenso, o Palmeiras (neste domingo, 23) e o Bahia (na última rodada). O jogo fora de casa é contra o Atlético-MG, pela penúltima rodada.

Jogo

Sem o zagueiro Leandro Almeida (suspenso) e o volante Rosinei (machucado), o técnico Marquinhos Santos armou um time bastante diferente em relação à última partida. Em vez de três zagueiros e apenas um atacante, como ocorreu diante do Flamengo, o treinador escalou dois zagueiros, três meias e dois atacantes, numa espécie de 4-1-3-2. No papel. Na prática, Robinho se portava como volante e Alex era mais atacante que Zé Eduardo.

Fora de casa, o Coritiba jogou à espera do Vitória – que, em casa e também ameaçado pelo rebaixamento, tentou pressionar. Exatamente quando o time paranaense tentava crescer, deu uma bola de presente para o time baiano contra-atacar e marcar 1 a 0 aos 19 minutos, com Dinei.

Atrás no placar, o time coxa-branca tentou ir para cima. Foi difícil, já o jogo se tornou uma espécie de perde-e-ganha de bolas divididas. Tanto que o Vitória arrematou apenas duas vezes – o gol e uma bola no travessão – em toda a primeira etapa. O Coritiba finalizou também duas vezes na direção do gol. Na primeira, aos 24 minutos, Wilson fez milagre em chute de Zé Eduardo. Na segunda, aos 37, Luccas Claro recebeu cruzamento de Carlinhos e empatou, de cabeça.

Na etapa final, o Coritiba manteve o padrão de jogo. Mas, apesar de um certo domínio territorial, não houve progresso. Isso levou o técnico Marquinhos Santos a trocar o atacante Zé Eduardo por Elber, aos 15 minutos. Em seguida, o Vitória colocou o meia-atacante Edno (ex-Atlético) e o lateral-esquerdo Juan (ex-seleção).

Depois das mudanças, o time paranaense recuou, para poder contra-atacar, e viu o adversário tentar uma pressão na base da correria. Com isso, Alex deu lugar a Sérgio Manoel, aos 27 minutos, e a marcação coxa-branca ficou mais sólida. Aos 38, Martinuccio entrou e Dudu saiu, em busca de um contra-ataque matador. Mas, num jogo com poucas finalizações – sete (quatro certas) do time da casa e onze (duas certas) do visitante, o placar terminou mesmo 1 a 1. 

 

Vitória 1 x 1 Coritiba

Vitória

Wilson; Nino Paraíba, Kadu, Roger Carvalho e Mansur (Escudero); José Welison, Adriano (Juan), Cáceres, Vinicius e Marcinho (Edno); Dinei. Técnico: Ney Franco

Coritiba

Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Welinton e Carlinhos; Helder, Robinho, Dudu (Martinuccio) e Alex (Sérgio Manoel); Zé Eduardo (Elber) e Joel. Técnico: Marquinhos Santos

Gols: Dinei (19-1º), Luccas Claro (37-1º)

Cartões amarelos: Carlinhos. Cáceres, Nino Paraíba, Sérgio Manoel, José Welison

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)

Local: Barradão, em Salvador, quarta-feira

 

Lances do jogo

Primeiro tempo

2 – Kadu erra a saída de jogo. Dudu domina e arrisca de fora da área. A bola sai à direita do gol

9 – Marcinho passa por Carlinhos e cruza. Dinei se enrosca com Luccas Claro e, de frente para o gol, finaliza mal

19 – Gol do Vitória. Dudu perde a bola e dá contra-ataque para o Vitória. Welinton consegue afastar. Mas o time baiano retoma a bola. Vinícius recebe na direita, dribla Carlinhos e rola par Dinei, na risca da pequena área, finalizar

22 – Marcinho cobra escanteio. Roger Carvalho desvia. A bola resvala em Norberto e bate no travessão

24 – Alex serve Zé Eduardo, que dribla Kadu e bate forte, cruzado. Wilson faz um milagre e põe para escanteio

37 – Gol do Coritiba. Alex rola para Carlinhos, que cruza. Luccas Claro se antecipa ao goleiro e cabeceia para dentro

41 – Mansur passa por Dudu e cruza. Marcinho finaliza prensado com a zaga coxa-branca e manda para fora

Segundo tempo

2 – Norberto cruza. A zaga afasta. Joel pega a sobra e arremata. A bola bate na zaga e assusta, mas sai

10 – Robinho cobra escanteio. Wilson solta a bola e Alex marca. Contudo, o árbitro marca falta de Luccas Claro no goleiro do Vitória e anula

13 – Nino Paraíba cruza e Dinei cabeceia. Vanderlei pega

17 – Dudu divide uma bola na intermediária. A bola vai em direção ao gol do Vitória, mas por cima do travessão

22 – Alex puxa contragolpe e rola para Robinho, que toca para Dudu. Ele cruza. A zaga afasta antes da chegada de Joel

25 – Elber avança com a bola e arrisca de fora da área. A bola vai por cima

27 – Edno cruza e Dinei cabeceia. Vanderlei faz boa defesa. A zaga afasta, mas a bola volta à área coxa-branca e Roger Carvalho cabeceia por cima

33 – Helder e Elber tabelam. Elber ajeita de cabeça e Helder arrisca de fora da área. A bola vai por cima

43 – José Welison arrisca de fora da área e manda à direita do gol

47 – Edno ergue a bola à área. A zaga afasta mal. Dinei finaliza e a bola vai na rede do lado de fora