Neste domingo (23), a Sanepar dará continuidade às obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Guarapuava, com a segunda etapa das obras que iniciaram no dia 9 de novembro. Para melhorar a capacidade do sistema, serão executadas obras na estação de captação de água do Rio das Pedras.

Por isso, será necessário interromper o abastecimento no período em que as equipes estiverem trabalhando. Esta é a segunda etapa de obras, que continuarão no dia 30, próximo domingo, quando haverá a última parada programada dessas obras.

O engenheiro Maurício Andrei Cardoso, responsável pela obra, explica que a equipe técnica havia planejado duas paradas, para os dias 9 e 23 de novembro. Mas o trabalho a ser feito neste domingo é muito mais complexo do que o que foi realizado no dia 9. Seriam em torno de 12 horas de trabalho, quando no dia 9 foram 6 horas.

Isso resultaria em muito mais tempo sem água no sistema. Como é possível iniciar o trabalho dia 23 e dar continuidade em outro momento, serão feitas 5 horas de trabalho neste domingo e o restante no próximo, dia 30, disse ele.

DOMINGO DE MANHÃ – As obras iniciam às 5 horas e, se não houver imprevistos, a previsão é a de que sejam concluídas até o início da tarde. A intervenção será realizada no domingo de manhã por se tratar de dia e horário em que o consumo é baixo, se comparado ao mesmo período durante os outros dias da semana, explica João Edson de Lima, gerente regional de Guarapuava. Não é possível realizar uma obra desse tipo sem parar o abastecimento, então o mais adequado é fazer isso num domingo, de modo que afete o menos possível a vida das pessoas, esclarece.

Novamente será necessário interromper o abastecimento de cerca de 90% da população do perímetro urbano. Será mantido o abastecimento nos hospitais Santa Tereza e São Vicente de Paulo, no Sisgap, na Unidade de Pronto Atendimento do Batel e no Centro de Urgência do Trianon, além da 14ª Subdivisão de Polícia e da Penitenciária Industrial.

A orientação, quando se faz uma intervenção deste porte, é sempre a mesma: que todos os domicílios devem ter caixa-d’água e que a população use a água racionalmente, destaca João Edson. É importante também que os clientes se programem com antecedência e continuem economizando para que não falte água por mais tempo ainda aos clientes que ainda não estiverem recebendo o produto, já que a normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradativa.