A chapa de oposição Coxa Maior usou sua página no Facebook para fazer uma homenagem ao Dia da Consciência Negra. O grupo publicou fotos do goleiro Jairo e do zagueiro Luccas Claro com os dizeres: Coritiba de todos os povos e todas as cores.

Jairo, 68 anos, é o jogador com mais partidas pelo Coritiba na história, com 440 atuações. Foi seis vezes campeão paranaense. Chegou a ser convocado pela seleção brasileira quando estava no clube. Ficou no Coxa de 1971 a 1977.

Luccas Claro, 23 anos, foi revelado nas categorias de base do Coritiba e é um dos melhores zagueiros da atualidade no futebol brasileiro.

No passado, o Coritiba foi acusado de racismo por torcedores rivais. Em entrevistas, o pesquisador Guilherme Straube, do grupo Helênicos, rebateu essa acusação. Isso é uma mentira. No início dos anos 10, por exemplo, descobrimos fotos dum jogador mulato: Natálio Santos. Depois, pesquisando melhor, viu-se que ele era também tesoureiro do clube. Como um clube racista iria colocar um negro para cuidar do seu dinheiro? Não tem nada de racismo, declarou.