JULIA BORBA
BRASÍLIA, DF – Após acordo com funcionários para o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), na quarta-feira (19), foi encerrada a greve parcial dos Correios em São Paulo.
A paralisação foi iniciada na última quarta-feira (13), apenas na região metropolitana. O movimento mobilizou cerca de 20% da categoria.
Segundo os Correios, as agências foram abertas normalmente e todos os serviços -exceto os de entrega com hora marcada- continuaram disponíveis.
Em nota, o Findect (Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios) comemorou o fim das negociações e disse que o processo foi uma “novela” que se arrastou por sete meses.
O acordo, firmado no TST (Tribunal Superior do Trabalho), prevê que o PLR de 2013 seja pago na primeira semana de dezembro.
O valor fixado foi proposto pelo vice-presidente do TST, ministro Ives Gandra, sendo o mínimo de R$ 614,00 e máximo de R$ 711,00.
Também por meio de nota, os Correios destacam que os trabalhadores que aderiram ao movimento irão compensar os dias parados.