A Polícia Militar do Paraná iniciou às 16h desta quinta-feira (20/11) a Operação 3 Planaltos VI em todo o estado do Paraná, por meio de todas as unidades da corporação. O objetivo é reduzir a criminalidade e proporcionar mais segurança à população paranaense. Em Curitiba, o 1º Comando Regional da PM (1º CRPM) lança seus efetivos a partir do Quartel do Comando Geral da PM, no bairro Rebouças, área central da cidade.

Os sete Comandos Regionais da PM (CRPMs), que estão estabelecidos em todas as regiões do estado, participam dos trabalhos, empregam seus respectivos Batalhões e Companhias Independentes nas atividades preventivas e ostensivas, como blitz, bloqueios de trânsito e abordagens nos locais de maior movimentação de pessoas e veículos, vistorias em estabelecimentos comerciais suspeitos e intensificação do policiamento nas áreas com maior índice de crimes (roubos, furtos, homicídios e tráfico de drogas) identificadas por meio de dados do georeferenciamento, extraídos pela análise de Boletins de Ocorrência.

Por meio dessas ações, o objetivo da Polícia Militar é retirar armas e drogas das ruas, combatendo a criminalidade no geral, tanto a pessoas quanto a estabelecimentos comerciais, além de os policiais realizarem o cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão e de Prisão. As unidades contam ainda com o apoio das Agências de Inteligência Locais (ALIs) que auxiliam nas atividades de monitoramento e patrulhamento velado. 

A PM visa ainda fortalecer os laços de parceria com a comunidade, por meio do policiamento comunitário, evidenciando o compromisso da corporação pela garantia da vida e da segurança dos paranaenses. 

Além das unidades de área, os batalhões especializados da Polícia Militar também estão envolvidos na Operação Três Planaltos, atuando nas rodovias, áreas urbanas e rurais, matas, rios e ar, apoiando as equipes policiais em situações específicas. Participam o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), o Batalhão de Patrulha Escolar (BPEC) e o Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (GRAER), além de todas as radiopatrulhas dos batalhões, Companhias Independentes e Comandos Regionais (CRPMs) dos Estado.