BRUNA MOZER
RIBEIRÃO PRETO, SP – A Polícia Civil indiciou nesta quinta-feira (20) o ex-funcionário demitido da usina São Martinho, em Pradópolis (a 320 km de São Paulo), suspeito de matar um ex-colega de trabalho enquanto cumpria expediente no último dia 13.
O delegado Targino Donizeti Osório, de Sertãozinho (a 333 km de São Paulo), indiciou Carlos Alberto Prata por homicídio qualificado pela morte do diretor industrial da empresa Dirceu Ramos Júnior, 35, e tentativa de homicídio contra outro funcionário que levou um tiro de raspão na mão.
A polícia tem até 17 de dezembro para formalizar denúncia à Justiça.
De acordo com o delegado, será solicitada a prisão preventiva de Prata até o seu julgamento pelos riscos que ele causa, principalmente aos trabalhadores da usina.
O suspeito segue preso na cadeira de Jaboticabal (a 342 km de São Paulo).
Segundo o delegado, Prata permaneceu calado em depoimento à polícia. “Informalmente disse que não queria matar Dirceu, mas apenas dar um susto”, disse.
CRIME
Prata permaneceu foragido por sete dias. Nesse tempo, segundo a polícia, ele esteve em cidades da região e em um hotel em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo).
O assassinato aconteceu dentro da usina, enquanto funcionários cumpriam expediente.
Prata, que havia sido demitido em setembro, entrou na empresa normalmente, cumprimentou ex-colegas e foi até o departamento de recursos humanos, onde sacou duas armas, e atirou contra Ramos Júnior.
A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu no centro médico municipal.
O ex-funcionário estava armado de uma pistola calibre 380 e um revólver calibre 38. As armas foram jogadas em um rio em Pitangueiras (a 364 km de São Paulo) e em Guatapará (a 297 km de São Paulo), segundo a polícia.
Dias antes do crime, na página de uma rede social de Prata, há imagens de armas de diferentes tipos e mensagens em que ele demonstrava ressentimento por um coordenador e diz que “o seu está guardado”. No entanto, ele não citou nomes.
O advogado de Prata não foi encontrado nesta quinta-feira para comentar o assunto.