A direção municipal do PT de Curitiba se reuniu na quarta-feira à noite para fazer um balanço dos resultados e do desempenho do partido na eleição de outubro. E, contrariando os prognósticos mais pessimistas, o comando da legenda na Capital reafirmou seu apoio à gestão do prefeito Gustavo Fruet (PDT). Adversários políticos do pedetista vinham alimentando a versão de que o PT poderia romper com Fruet para lançar candidato próprio à prefeitura nas eleições de 2016, por considerar que ele teria parcela de responsabilidade no péssimo resultado colhido pela candidata ao governo da sigla, senadora Gleisi Hoffmann, que fez pouco mais de 11% dos votos na Capital.

Alinhamento
Em resolução aprovada na reunião, a direção petista local admitiu que os resultados obtidos no Paraná e em especial em nossa cidade, nos transmitiram um recado claro das urnas importantes para construirmos uma estratégia e uma nova forma de organização, sobretudo da necessidade de retomada do diálogo com os movimentos sociais e as forças vivas da sociedade que ajudaram a construir um governo democrático e popular. Apesar disso, a cúpula da legenda garante que o PT continuará defendendo e apoiando as realizações positivas apresentadas pela administração municipal.

Globo
O senador Roberto Requião (PMDB) enviou novo ofício ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, pedindo mais esclarecimentos acerca da transferência do controle acionário da ex-Rádio Televisão Paulista S/A (canal 5) — mais tarde, TV Globo de São Paulo — para o jornalista e empresário Roberto Marinho. Segundo o senador, o ministro não respondeu ao solicitado no requerimento e nem juntou documentos que justificassem as respostas enviadas.

Piada
Integrante da CPI da Petrobras, o deputado federal Rubens Bueno (PPS) classificou como piada a criação recém-anunciada pela presidente da estatal, Graça Foster, de uma nova diretoria de controle interno da companhia. Ele lembrou que há pouco tempo a dirigente afirmou que a comissão de investigação interna formada pela estatal não havia detectado qualquer irregularidade nos negócios da companhia. Parece piada, depois de tantos anos de roubalheira. Não houve zelo do governo de cuidar da empresa que é nosso orgulho, disse o parlamentar.

Prorrogação
Ontem, a oposição conseguiu reunir as assinaturas necessárias e protocolou pedido para prorrogar os trabalhos da CPI por mais um mês. A comissão, que foi instalada no final de maio, encerraria os trabalhos no domingo. Com os apoios, deverá continuar os trabalhos até o dia 22 de dezembro. O pedido de prorrogação foi apresentado com o apoio de 29 senadores e 218 deputados. Até a meia-noite de ontem, os parlamentares podiam retirar ou acrescentar as assinaturas. A CPI da Petrobras exclusiva do Senado já teve seus trabalhos prorrogados até o dia 22 de dezembro. A comissão, contudo, não consegue se reunir desde julho deste ano. Nesta semana, realizou a quinta tentativa frustrada de se encontrar.

Devolução
O ex-presidente da Câmara Municipal de Cerro Azul (Região Metropolitana de Curitiba) Marcelo Roberto Raab teve a prestação de contas do exercício de 2012 julgada irregular pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). A decisão foi motivada pela contratação irregular dos serviços contábeis da empresa Alpa Assessoria de Software. Além disso, foram apontadas ressalvas quanto à falta de publicação de informações de natureza orçamentária e financeira e ao atraso na prestação de contas. Em função da irregularidade, o presidente da Câmara no período deverá restituir a diferença entre o que foi pago à empresa e a remuneração do contador; ele ainda terá que pagar multa proporcional ao dano de 10% sobre o valor corrigido. Raab ainda recebeu as multas de R$ 1.450,98 devido à irregularidade das contas, e de R$ 725,48 em função da ressalva relativa à falta de transparência orçamentária e financeira.

Pesquisas
O Senado avalia a possibilidade de proibir a divulgação de pesquisas eleitorais nos 15 dias que antecedem a eleição. O argumento é que os levantamentos interferem nos resultados da disputa. A Proposta de Emenda Constituicional (PEC) deve ser votada na semana que vem pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se for aprovada, terá que passar pelos plenários do Senado e da Câmara. O autor, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), alega que os 15 dias servem para igualar as condições entre candidatos, além de evitar o que chama de erros divulgados na véspera do pleito.

Em alta
Para incentivar a doação de sangue e mobilizar voluntários, o HOSPITAL ERASTO GAERTNER criou uma campanha divertida nas redes sociais. A ação, que também marca o Dia Nacional do Doador Voluntário, consiste em disponibilizar ao doador um painel para fazer uma selfie, após a doação.

Em baixa
O IPI DOS AUTOMÓVEIS será elevado a partir de 1º de janeiro, segundo o presidente da Anfavea, Luiz Moan. Ele esteve reunido, em Brasília, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O governo reduziu o IPI em maio de 2012 para a ajudar a manter a economia aquecida.