A comunidade escolar participa nesta sexta-feira (21) da eleição para escolha dos profissionais que ocuparão os cargos de diretores e vice-diretores das escolas municipais de Curitiba. Avotação teve início desde a abertura dos portões pela manhã, e vai até às 19 horas. Profissionais que trabalham nas escolas municipais, pais e estudantes estão aptos a votar.

Disputam o pleito 258 chapa, a maioria das escolas, 119, terá uma única chapa na disputa. O resultado das eleições será conhecido na noite desta sexta-feira (21) e publicado no portal cidadedoconhecimento.org.br.

Esta foi aprimeira eleição regida pela nova Lei Municipal n.º 14.528, aprovada em outubro passado e que alterou a legislação que vigorava há mais de 20 anos. Esse é um momento importantíssimo para a educação municipal, no qual a comunidade se integra e participa na tomada de decisões fundamentais para a qualidade do ensino público, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Ao percorrer escolas para acompanhar o dia de eleição, Roberlayne destacou a importância das escolas terem promovido boas campanhas para a exposição das chapas dos candidatos que disputam os cargos. Foram debates positivos nas unidades onde há mais de uma chapa de candidatos. Todo o processo ocorreu de forma democrática e com a compreensão de todos sobre a importância deste processo para a Educação, disse Roberlayne.

Os eleitos terão mandatos de três anos e neste período deverão colocar em prática a proposta de trabalho apresentada à comunidade durante o período eleitoral.

Tiveram direito ao voto os profissionais que atuam nas escolas, estudantes acima de 16 anos e pais de alunos, no segmento comunidade. Os pais tiveram direito a apenas um voto, independentemente do número de filhos matriculados. Quando o aluno maior de 16 anos votou, o pai não pode dar seu voto. Aos profissionais foi concedido um voto por matrícula. Desta forma, aqueles com dois padrões tiveram direito a dois votos.

Na Escola Municipal Otto Bracarense Costa a eleição teve boa participação das famílias que puderam para decidir entre duas chapas concorrentes. Mãe de aluno e funcionária da escola, Patrícia Santarém fez questão de votar logo que chegou a escola. Considero o momento de escolha de diretores o definitivo exercício da democracia. A comunidade escolar tem a oportunidade de mostrar a preferência que tem por essa ou aquela chapa e ainda consegue participar de um processo que nada mais é do que a escolha pelo que é melhor para a escola e nossos filhos”, disse Patrícia.

Lei

A nova lei foi adequada às mudanças da rede municipal, entre outras a ampliação de unidades escolares, tornando-a mais democrática e participativa. Uma das mudanças é o limite de uma reeleição para chapa de diretor e vice-diretor, independentemente da posição do candidato na chapa. Neste pleito, 70 escolas têm chapas formadas por profissionais que atualmente não ocupam os cargos nem de direção e nem de vice.

A nova lei considera também os novos princípios da gestão em relação à educação, como a equidade, democracia, trabalho coletivo, autonomia e interesse público. A escola como instituição já mudou muito, mas tem muito mais para avançar e isso acontecerá com a participação de cada diretor e vice-diretor na coordenação de suas equipes, diz Roberlayne.

Todo o processo, desde a revisão da lei até a inscrição de candidaturas e aprovação dos Planos de Gestão dos Candidatos, foi acompanhado por uma comissão criada por decreto municipal (331/2014) e formada por representantes da administração municipal, Sindicato os Servidores do Magistério Municipal de Curitiba e Conselho Municipal da Educação.