MARIANA HAUBERT E SOFIA FERNANDES
BRASÍLIA, DF – Prestes a deixar o governo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, levou sua mulher, Eliane Berger Mantega, seu filho mais novo, Marco, e amigos do adolescente para visitar o Palácio da Alvorada no fim da tarde desta sexta-feira (21). Acompanhados pela presidente Dilma Rousseff, eles visitaram a residência oficial, inclusive a capela localizada no lado externo da casa.
A visita de despedida é comum nos casos em que ministros longevos deixam o governo. Desde a campanha eleitoral, Dilma já havia anunciado que Mantega não estaria em seu segundo governo.
Na saída, questionados sobre o encontro, um dos adolescentes gritou de dentro do carro dirigido por Eliane: “foi lindo!”
Mais cedo, a mulher do ainda ministro e a comitiva adolescente visitaram o gabinete de Mantega. Aproveitaram o feriado prolongado desta quinta-feira (20, dia da consciência negra) em São Paulo para passar o aniversário de Marco junto do pai na capital do país.
TROCA
A expectativa era que a presidente anunciasse na tarde de hoje o novo ministro da Fazenda. No entanto, meia hora antes da Bovespa fechar, Dilma cancelou o anúncio.
O anúncio estava previsto para esta tarde, após o fechamento da Bovespa, segundo assessores presidenciais.
Segundo a Folha de S.Paulo apurou, Joaquim Levy foi convidado para ser o novo ministro da Fazenda e Nelson Barbosa poderá assumir como titular do Planejamento.
A reportagem apurou ainda que Barbosa esteve no Planalto nesta sexta-feira (21) e que Levy está em Brasília.
Ambos já integraram a equipe econômica no primeiro governo. Levy foi secretário do Tesouro e Barbosa, ex-secretário-executivo da Fazenda. Hoje, Levy é diretor-superintendente da Bradesco Asset Management, e Barbosa atua como professor da FGV-SP (Fundação Getulio Vargas).