Organizada pela Secretaria Municipal da Mulher, foi realizada neste sábado (22), pela manhã, no salão de atos do Parque Barigui, a pré-conferência para a eleição dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Curitiba (CMDM). O evento contou com a participação de representantes do poder governamental e da sociedade civil.

O conselho surge após a reestruturação do antigo Conselho Municipal da Condição Feminina que existe desde 1984, quando foi criado por decreto do então prefeito Maurício Fruet. Com essa reestruturação, o órgão ganha caráter deliberativo na formulação de políticas públicas para as mulheres e amplia a participação da sociedade civil. Com esse novo formato, de maior participação popular e de controle social, o conselho terá condições de definir de fato os rumos das políticas públicas voltadas para as mulheres, que se traduzem em melhorias concretas na prestação dos serviços municipais, no atendimento, na fiscalização e na garantia de direitos na busca pela igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, disse Roseli Isidoro, secretária municipal da Mulher.

A senadora Gleisi Hoffmann que participou da abertura do evento afirmou que com essa reestruturação do conselho, mais voltado para a sociedade civil, por meio de movimentos sociais, movimentos de mulheres, organizações não governamentais e de representantes dos trabalhadores por meio dos sindicatos, portanto com maior participação popular, será possível estabelecer um diálogo mais estreito com a administração municipal, com relação às políticas públicas destinadas para à mulher trabalhadora, à dona de casa, à microempresária. Ela acrescentou que a partir de agora, com o Conselho sob a gestão da Secretaria da Mulher, essa articulação se tornará mais efetiva, tendo em vista que se trata de uma secretaria transversal que tem por finalidade promover ações voltadas à mulher, dentro das demais secretarias municipais.

Gleisi destacou a construção da Casa da Mulher Brasileira que já começou em Curitiba e vai atender a mulher em situação de violência. A casa foi toda pensada para facilitar a vida da mulher, pois vai reunir profissionais das mais diversas áreas, tais como psicologia, educação, assistência social, jurídica e segurança e tem o foco não somente na violência, mas também na geração de renda e no encaminhamento a programas sociais, como o Minha Casa Minha Vida.

A eleição para a composição do Conselho se deu por aclamação, uma vez que os nomes dos representantes governamentais e não governamentais já haviam sido homologados no início desta semana pela comissão organizadora da pré-conferência.

O prefeito Gustavo Fruet dará posse às conselheiras e conselheiros, no próximo dia 10 de dezembro.