RIBEIRÃO PRETO, SP – Os quatro maiores municípios da região de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) já iniciaram as campanhas de vacinação antirrábica. Em outubro, Ribeirão registrou dois casos de raiva canina, doença que não era detectada em animais domésticos no Estado desde 2012.
A expectativa é imunizar cerca de 150 mil cães e gatos até o final do ano, sendo 68.570 em Ribeirão, 30 mil em Franca (a 400 km de São Paulo) e o mesmo número em Araraquara (a 273 km de São Paulo). Já São Carlos (a 232 km de São Paulo) espera vacinar 23 mil cães e gatos.
Os números são baseados em censos realizados pelos centros de zoonoses de cada um dos municípios. O ideal é que a campanha atinja 80% da população total de cães e gatos das cidades.
As campanhas de vacinação, que normalmente são realizadas em agosto no Estado de São Paulo, começaram entre outubro e novembro porque o Ministério da Saúde entregou as doses das vacinas mais tarde neste ano.
Em setembro, o Ministério da Saúde negou em nota que houve atraso na campanha em São Paulo e disse que a entrega das vacinas, realizada em novembro, se deve a uma readequação do cronograma. No entanto não informou qual foi a necessidade de alterar o cronograma.
Os dois casos foram confirmados entre os dias 16 e 21 de outubro em Ribeirão Preto. A doença não era registrada em animais domésticos no Estado desde 2012.
Por causa dos registros, a prefeitura antecipou a campanha de vacinação, prevista para novembro, para o dia 25 de outubro.
No ano passado, Ribeirão não cumpriu a meta de vacinação contra a doença. A Secretaria de Saúde estipulou imunizar 80% dos animais domésticos, mas vacinou apenas 68% da população de cães e gatos.
Até esta semana, 44.846 animais foram vacinados o que representa 65,4% do previsto. A prefeitura realizou nesta quinta-feira (20) e sexta (21) vacinação na zona rural do município.
As campanhas seguem até o fim do ano.