O Cruzeiro é o campeão brasileiro de 2014. O time conquistou o título neste domingo (dia 23) ao vencer o Goiás, por 2 a 1, no Mineirão, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ainda faltam duas rodadas para terminar a competição, mas o segundo colocado, o São Paulo, está sete pontos atrás e não tem mais chances de alcançar o líder.

O Cruzeiro já havia conquistado o título também em 2013, já sob o comando do técnico Marcelo Oliveira. O time mineiro ainda pode erguer em 2014 a Copa do Brasil. O jogo de volta da final será na próxima quarta-feira, contra o Atlético-MG, no Mineirão. O jogo de ida foi 2 a 0 para o Galo. Se reverter a vantagem de dois gols do maior rival, o time treinado por Marcelo Oliveira repetirá o feito de 2003, quando fez a Tríplice Coroa.

Foi a quarta vez que o clube venceu a competição em sua história. As conquistas anteriores foram em 1966 (quando era denominada Taça Brasil), 2003 e 2013. Além disso, a equipe celeste se tornou a primeira fora do eixo Rio-São Paulo a chegar ao tetracampeonato.

Em um jogo tenso e muito disputado, típico de uma decisão, o Cruzeiro bateu o Goiás por 2 a 1. O cruzeirense Ricardo Goulart abriu o placar aos 13min da primeira etapa. Samuel empatou aos 22min. O gol do título foi marcado por Everton Ribeiro, aos 17min do segundo tempo.

Ao conquistar o título neste domingo, o Cruzeiro deu um passo importante para a sua hegemonia no atual formato de disputa da competição nacional. Este é o quarto título do Brasileiro, sendo o terceiro na “era” dos pontos corridos. Além desta temporada, a equipe de Belo Horizonte sagrou-se campeã nacional na primeira edição do torneio realizado desta maneira, em 2003, e também no ano passado.

Assim, o Cruzeiro ultrapassou Corinthians e Fluminense, que têm duas conquistas cada, e se igualou ao São Paulo, que era o maior vencedor até então no atual formato após as conquistas da competição em 2006, 2007 e 2008. De quebra, o time mineiro continuou sendo o único fora do eixo Rio-São Paulo a vencer o campeonato nos pontos corridos. Além do Cruzeiro, somente Corinthians, Santos, São Paulo, Flamengo e Fluminense já levantaram o troféu nacional de 2003 para cá.

Títulos conquistados nos pontos corridos:
Três: Cruzeiro (2003, 2013 e 2014), São Paulo (2006,2007 e 2008)
Dois: Corinthians (2005 e 2011) e Fluminense (2010 e 2012)
Um: Santos (2004) e Flamengo (2009)

CRUZEIRO 2×1 GOIÁS
CRUZEIRO Fábio, Mayke (Eurico), Léo, Bruno Rodrigo, Egídio, Henrique, Lucas Silva (Nilton), Everton Ribeiro, Ricardo Goulart, Willian e Marcelo Moreno (Júlio Baptista). T.: Marcelo Oliveira. GOIÁS Renan, Tiago Real, Jackson, Pedro Henrique, Felipe Saturnino (Lima), Amaral, David (Wellington Júnior), Thiago Mendes e Ramon (Esquerdinha); Erik e Samuel. T.: Ricardo Drubscky.
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra
Renda/Público: Não divulgados
Cartões amarelos: Henrique (CRU); Tiago Real (GOI)
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: Ricardo Goulart, aos 12min do 1º tempo; Samuel, aos 22min do 1º tempo e Everton Ribeiro, aos 17min do 2º tempo